sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O ocaso de uma década

1. Mais do que um ano, termina hoje uma década. Do fundamental ponto de vista do crescimento económico, uma década que será rapidamente apelidada pelos cientistas sociais como “a década perdida”. Os inelutáveis números estão ai: em Portugal, nesta década que agora finda, praticamente não crescemos.

2. Neste ocaso, o gueto a que chamamos Portugal é cada vez mais controlado e dirigido por gangs: Partido Socialista – o gang maior, um verdadeiro polvo – Maçonaria, Opus Dei. A estes juntam-se grupos menores, como as diferentes corporações que vão ajudando a esticar a cada vez mais esfarrapada manta social.

3. Setenta, oitenta, noventa e agora esta para a qual não tenho nome. Tempos diferentes, idades diversas, formas distintas de ver o Mundo em que estamos e que nos rodeia. Termina a quarta década que atravesso.

4. Não sou dado a grandes balanços, muito menos dado a ganhar balanço. Mas é impossível reparar que esta, pessoalmente, foi uma década plena. Trabalhei muito, estudei muitíssimo. Obtive a minha licenciatura, uma pós-graduação e vou deixando uma tese de mestrado a meio caminho. Voltei a fazer bodyboard – algo que me confere um prazer imensurável. Ganhei e perdi inúmeras vezes. Como qualquer pessoa ri e chorei, as vezes de alegria. Conheci amigos para a vida e também conheci alguns que, hoje, dou graças por estarem bem longe. O meu Querido Clube não ganhou tantas vezes quanto gostaria e…, vou me abster de fazer comentários mais íntimos ou familiares pois esta casa não é uma revista cor-de-rosa.

5. Temos ainda isto. A Internet, os blogues e agora as Redes Sociais, que, para mim, aproximam muito mais do que afastam.

6. No dia 31 de Dezembro de 2000, há dez anos, não imaginaria sequer estar aqui onde estou a escrever este texto e estar aqui onde estou a publica-lo. É esta a magia da vida: a eterna capacidade para nos surpreender.

7. O que será de mim, o que serei, o que será de nós, o que seremos no dia 31 de Dezembro de 2020, daqui por dez anos?

8. Feliz Ano Novo, Feliz Década Nova. Que sigamos, todos, vivendo e aprendendo.

1 comentário:

editor69 disse...

Nem mais.
Boa passagem de Ano Novo.