terça-feira, 6 de maio de 2008

Banco Alimentar

Num ano em que tudo indica que os portugueses estão a perder poder de compra, a inflação cresce, o desemprego sobe, os combustíveis estão imparavelmente mais caros, assim como os bens alimentares em geral, os portugueses, como massa anónima de consumo, aumentaram a sua doação em cerca de 20% a 25% a uma "holding bancária alimentar" designada de Banco Alimentar. Porquê?!
Na minha opinião, juntam-se 3 factores indissociáveis: a confiança da instituição (e de quem a dirige), a oportunidade do local da doação e a vontade de dar uma "bofetada de luvas brancas" a quem o trata como farinha de amparo eleitoral. Mas aqui o povo não tem toda a razão, não obstante a maioria ter alguma. É que o povo é geneticamente amorfo, excepto quando lhe põem o saco na mão, o voto na mão ou, macho-latinamente, um carro na mão. Ah, e escusado será dizer que falta a bola na mão, mas depende da bola. Se for o jornal desportivo, sim, ou mesmo o famoso esférico. Se falarmos de responsabilidade, aí, há que passar a bola a outro. Enfim, espírito luso que, com a sua bondade anual e avulsa, na sua grande maioria, se penitencia num saco tão pesado quanto a sua consciência. Não é em todos, mas é para todos. A blogosfera é a aspirina moderna para tanta falta de intervenção cívica e responsabilidade social. Poucas palavras e máximo impacto. No sofá ou numa secretária, toma-se a dita cuja sem leituras de bula. Tal como os políticos ou os pedintes, já sabemos ao que vêm e compramos o que precisam, não é verdade?

1 comentário:

CPrice disse...

Não, Caro Nuno, não me parece que seja. Os sacos estavam consideravelmente mais leves o que contraria a sua sentença de consciência pesada mas eram em maior numero o que prova que a mentalidade está a mudar e a palavra "solidariedade" deixou de ser palavra cara.

A preocupação com o bem estar alheio, algo que deveria ser natural .. pode ser que já não falte muito para..
Anyway * gostei de ler.
:)