sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

Decisões difíceis

Ontem realizei uma decisão difícil. As decisões difíceis lembram-me sempre o fustigado dilema do prisioneiro que não deixava de o ser mesmo com a felicidade da fuga da prisão. Recordo-me também de Kant e das contradições do seu imperativo categórico que, a seguir à risca e no limite, imporia a reconhecer como justo as acções dos homens-bomba e como moral a entrega de um amigo meu a um hipotético regime nazi, por exemplo. No fundo, quer se decida bem ou mal (e o que é isso de bem e de mal numa decisão?!) decidiu-se. Decidir é escolher e, com angústia ou sem ela, é desenhar o caminho em percurso, um caminho que não tem nada de passeio e muitas vezes sem qualquer vestígio de precedência humana. Tomar o caminho nos nossos pés não é fácil, porque até a sorte pode ser orfã. O curioso, ou talvez não, é que quando se tomam decisões grandes e escolhemos a via mais difícil, acusa-se o visado de corajoso ou de ingénuo! É uma distância tão longa esta, que tamanha inconsciente passagem esta, entre o Homem e a Criança! Benditos aqueles que não sabem que é o medo que dá racionalidade ao decisor. O medo de não realizar, de não construir, o medo de continuar tudo na mesma, sem mapa, sem destino. A solidão suporta-se, o medo do vazio não. Portanto, desenganem-se aqueles que pensam que não saber aonde se vai chegar é o mesmo que não saber por onde se há-de ir.



NCR

2 comentários:

Anónimo disse...

sem se saber quais são as melhores decisões a tomar na vida , elas acabam sempre por mal ou bem ser tomadas (destino quem sabe?) Só sei que nada sei quando se decide,e o que posso afirmar é que qualquer decisão que se tome é sempre dificil e isto leva-nos para muitos planos.
Eu tambem decidi, e cá ando longe de tudo e todos... a lutar por uma decisão tomada.... FTP

Anónimo disse...

Os meus amigos falam de decisões difíceis e eu aqui sem saber de nada. As difíceis decisões... Um dia gostava que nem sequer me ocorresse pensar sobre este assunto. Tenho dificuldade em me decidir se devo ou não pensar nisto. A decisão é difícil mas não vou pensar sobre o assunto. Um abraço para o FTP para lá do estreito, com saudades. RNM