sábado, 15 de janeiro de 2005

Do Ad Libitum para o Arcádia

‘Oficialmente’, este é o primeiro verdadeiro post do Arcádia. É a segunda vez que abro as hostilidades de um blog na blogosfera, e faço-o com a mesma determinação e o mesmo prazer. Determinação na vontade de comunicar e prazer na paixão que é para mim simplesmente escrever.
Depois da intensa e frutífera experiência no Ad Libitum, onde durante um ano escrevi aproximadamente 300 posts (coisa que, com toda a sinceridade, nunca pensei fazer) comprovei sobretudo duas coisas: a paixão de escrever e a vontade de comunicar, independentemente do valor dos seus conteúdos, variável que tem tanto de abstracta como de subjectiva, como toda a obra humana.
Julgo que foi o Pacheco Pereira que disse que um ano na blogosfera é uma eternidade. Se assim for, mesmo com hiperbolismos à parte, penso que sei o que ele queria dizer com esta frase. Um ano na blogosfera não significa nem qualidade, nem veracidade no que se escreve, simplesmente o tempo em que a liberdade de escrita se realiza e a criação humana se consagra. A maravilha dos weblogs talvez esteja nisto mesmo: na transmissão de um conteúdo que se comunica e, por vezes, dialoga com um interlocutor tão real, quanto virtual. Tal como o espaço de galáxias que nos rodeia, a descoberta de nós próprios torna-se uma realidade quando a vislumbramos.
Invoco aqui o que disse no meu primeiro post no Ad Libitum, pois não perdeu sentido para mim:

«Um weblog é sobretudo um (novo) meio de instrumento de comunicação, no âmbito de um grande outro instrumento de comunicação que é a internet. Por isso, «blogar» é essencialmente comunicar. Comunicar pela via electrónica, num mundo digital, onde se encontram novos públicos (utilizadores/bloggers), uma nova linguagem (multimedia), uma nova gramática (hipertexto) e uma concepção moderna de relacionamento com a 'máquina' e o 'ser humano' (interactividade). Algumas destas ideias podem encontrar no artigo de José Luís Orihuela: Blogging and the eCommunication Paradigms: 10 principles of the new media scenario. Um artigo que considero fundamental para a compreensão deste fenómeno que já tem território nomeado: a blogosfera.
Este blog pretende, acima de tudo, comunicar. Por isso, cada post é como um fim em si mesmo: mais importante que saber se se alguém nos lê, é simplesmente escrever; mais importante do que ser criticado por aquilo que escrevemos, é expressarmo-nos no nosso 'post'. Importante, assim, é escrever aquilo que se vive, para aprendermos e conhecermos melhor a nossa vivência...
Já Wittgenstein dizia que «quando não se tem nada para dizer deve-se ficar calado»!
Para o mal ou para o bem, pensamos que temos algo a dizer sim: precisamente a nossa vivência, o nosso gosto, a nossa opinião...numa palavra, a nossa convivência. Com os outros e com nós próprios...Sobretudo, com nós próprios!
Aqui todos os temas serão permitidos, pois cada blogger do Ad Libitum, como todo e qualquer blogger, é o mais recente warrior poet da actual Idade histórica


Porquê Arcádia?
Se atendermos aos dicionários, dizem-nos que Arcádia vem do grego Arkadia, uma região montanhosa do Peloponeso (Grécia), considerada verdadeiro paraíso para aqueles que se dedicavam à escrita e a outros prazeres como a discussão e a argumentação de temáticas diversas, quer clássicas, quer modernas. O nome Arcádia também está ligado a palavras como Academia, Fórum ou Tertúlia, nomes que encaixam também no espírito deste blog, cujos autores se conheceram numa universidade, mais tarde formaram uma tertúlia e fazem dos seus encontros, sempre que possível, tempos de fórum e de partilha de ideias e de opiniões.
Como em tudo, os nomes valem o que valem. Todavia, espero que Arcádia para vós seja um espaço de prazer, de grande interesse e onde dá gosto participar. A natureza do blog é temática, mas será dada proeminência aos temas da Actualidade, Política, Cultura, Arte e...como não podia deixar de ser. o Mar, de preferência os desportos-rei ligados a ele: os desportos surfistas.

NCR

1 comentário:

Anónimo disse...

Nuno, é com muita alegria que te releio aqui no Arcádia. Enquanto lia este post dei comigo a fazer mentalmente a decomposição da palavra arcádia...o resultado foi surpreendente! Arca+dia, a arca do dia... Nas arcas colocamos tesouros, recordações, pensamentos, histórias, ideias, opiniões...são estes tesouros que diáriamente te propões partilhar connosco. :-)
Bem hajas!!!
Lília