segunda-feira, 10 de junho de 2013

Madrugada Suja


Miguel Sousa Tavares (MST) tem imensos defeitos. O maior deles todos é ser um anti benfiquista primário, indecente e imbecil. Mas MST tem uma qualidade que vai rareando: escreve bem; melhor, sabe pensar. Isso confere-lhe por larga margem o título de “o nosso melhor especialista em generalidades”. 

Gosto de ouvir o MST, mas quase sempre tenho pouca pachorra. Gosto de ler o MST, mas não compro o Expresso e raramente A Bola. Gosto de, essencialmente, ler os livros que escreve. 

 Li, rapidamente (mas sem rapidez), “Madrugada Suja”. Rapidamente mas com prazer. Como todos sabem, desta vez não estamos perante num romance histórico mas sim perante três histórias que se entrecruzam - ao mesmo tempo que MST dá largas à sua visão crítica das últimas décadas Politicas e Sociais em Portugal. 

É um livro simples, fácil de ler, de acompanhar e gostar. Tão fácil, tão fácil, que até um “quase analfabeto em romances” como eu adivinha onde a tal madrugada vai parar. Recomenda-se, mas não muito.

1 comentário:

artnis disse...

Resumindo, apesar de escrever bem ou melhor, pensar bem, na generalidade é uma mera perda de tempo ouvi-lo ou lê-lo a debitar as suas generalidades!

Não, obrigado!

Os livros estão muito caros. Os de um anti-benfiquista primário, indecente e imbecil,(diria chapado idiota!) estarão, sempre, fora das minhas escolhas ...!