sábado, 22 de janeiro de 2011

Voto em branco

Tem circulado de forma generalizada na Internet e através de correio electrónico uma mensagem de apelo ao voto em branco. Esta mensagem induz os cidadãos em erro, na medida em que afirma que se for obtida uma percentagem maioritária de votos em branco a eleição do Presidente da República, do próximo dia 23 de Janeiro de 2011, será anulada.
Por essa razão, um número significativo de cidadãos tem vindo a solicitar à Comissão Nacional de Eleições esclarecimentos sobre a veracidade da informação divulgada.
No sentido de promover o esclarecimento objectivo dos cidadãos a este respeito, a Comissão Nacional de Eleições vem informar o seguinte:
- Os votos em branco e os votos nulos não têm influência no apuramento dos resultados;
- Será sempre eleito, à primeira ou segunda volta, o candidato que tiver mais de metade dos votos expressos, qualquer que seja o número de votos brancos ou nulos.

5 comentários:

Pedro Soares Lourenço disse...

O abstencionismo é o caminho mais rápido para o Socialismo!

lawrence disse...

Quereria dizer Alegre-Socratismo?

Pedro Soares Lourenço disse...

Não; não estou a falar desses pequenos imbecis mas sim de política. Socialismo e não socialismo (de meia tigela).

Anónimo disse...

Ao votar em branco, não estaram as pessoas a expressar o seu descontentamento?
AJOG

Claudino Ferreira disse...

Se todos votarem em branco não há candidatos e, mesmo que existam se os votos forem insuficientes relativamente ao numero de eleitores acho que teriam que repetir as eleições. Se nada se alterar ou existirem mais votos em branco não há candidatos, ou será que se existirem meia duzia são eleitos ?