domingo, 13 de março de 2005

Anjos e Demónios

“-Conseguiram localizar a chamada? – tartamudeou Olivettii.
Não tivemos sorte. Telemóvel muito codificado. As linhas SAT estão misturadas, o que impossibilitou a triangulação. A assinatura IF sugere que está algures em Roma, mas não é verdadeiramente uma localização”.

Brown, Dan; Anjos e Demónios, pag. 172. Bertrand.



Ciência, religião, CERN e Vaticano. Temas e palcos de "Anjos e Demónios" de Dan Brown, Na senda de "O Código de Da Vinci" é agora publicado em Portugal o anterior livro do escritor. Ficamos à espera da tradução de "Digital Fortress", mas provavelmente esse será demasiado interessante para “os gostos” literários Portugueses.
Mas vamos à “Cowboyada” de Anjos e Demónios.
O dialogo que se reproduz é tipicamente “Hollyodesco” e espelha bem o espirito com que o livro é escrito. Inverosímil, e em ritmo de guião ai vamos nós a uma velocidade de TGV (ou de X-33??) nas asas da antimatéria.
Ehhh! Uma “Cowboyada” pegada que se lê como...A Bola. É para entreter.
Em boa verdade, divido-me muito quanto à escrita de Dan Brown. No que a “Anjos e Demónios” diz respeito gosto do ritmo Mach 15, da forma subtil como se discutem assuntos sérios, e do fino humor. O problema é que Brown pretende conferir um cunho de seriedade ao que escreve, incompatível com as situações que cria. Brown vive no dilema “ou escrevo a serio e inventa dentro “do possível” ou parto para o género “Cowboyada” onde os maus morrem sempre e os bons contam história”.
Brown não consegue sair desta camisa de forças, e o livro lá vai, la vai, como a falua, umas vezes muitíssimo interessante e bem escrito outras como se lê lá em cima!
Recomenda-se a quem não tem mais nada para ler.

PS: Um post pseudo literário às nove da madrugada de domingo?
De facto isto não anda nada bem!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pedro, escrever um post às 9 a.m. de domingo sobre o Dan Brown e a sua última publicação das páginas amarelas só está ao alcance de alguém que seguramente está a precisar de desabafar. Anda daí, vamos combinar novo jantar. Desta vez sugiro que acompanhado de um vinho, pelo menos, ligeiramente mais rasca... Abraço, RNM

Pedro Soares Lourenço disse...

Nâo é grave, não é grave...já arranjei psicologo ;)

Se dizes mata, tenho de dizer esfola.
Vamos então ao jantar...
Que tal..., na proxima semana quinta feira, pois sexta é feriado.
Os comensais que se organizem se faz favor, talvez via mail!!

Grande abraço

Nuno Cunha Rolo disse...

Porque é que não tenho 'apetência' para gostar de livros comprados por milhões de massas populares e com conteúdo ficço-policial?
Há de tudo neste planeta...
NCR