segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Viva Portugal!

Vai por ai um berreiro com a nova "lei do fumo". Sinceramente, não entendo porquê.
Esta semana decidi armar-me em controleiro da Nova PIDE (leia-se ASAE) - na verdade tinha saudades da noite e apetite de diversão - e fui dar um giro por ai, procurando locais onde ainda seja possivel beber um copo em paz, acompanhado pelo agradável fumo do meu Davidoff. Depois de tanto brado (e para grande espanto meu) está praticamente tudo na mesma. Os espaços "separados" lá estão, os aparelhos de ar condicionado até funcionam, mas o meu cigarrinho pode conviver alegremente com a boa conversa ao balcão de um bar ou com o pezinho de dança na discoteca da moda. Quando se questiona os empregados se não era suposto ser ali proibido fumar ouve-se meia dúzia de patacoadas e um encolher de ombros muito português. Afinal andamos todos enganados; as leis continuam a ser "coisas escritas que os políticos fazem para não cumprir" e o Portugal "pasteurizado" é o Portugal de sempre.
Esta não é sequer uma República das Bananas, mas apenas uma República das Cascas de Bananas. Ainda bem. Viva Portugal!

PS: ...este Portugal é o mesmo país que a apenas trinta quilómetros da sua capital - para quem não saiba Portugal não é o Burkina Faso nem o Laos - as urgências dos hospitais entram em caos e os que delas têm a fatalidade de precisar, aguardam horas em sofrimento em corredores de indignas condições. Viva Portugal!

1 comentário:

Sara disse...

Eu entro em mais sítios sem fumo do que com fumo, por muito que me espante também!