sábado, 26 de abril de 2008

Campo Contra Campo (CXIII) - IndieLisboa 2008

A minha primeira investida no IndieLisboa deste ano não foi decepcionante mas esteve longe de me encher as medidas.

El Asaltante, ***
Na Competição Internacional surge esta primeira longa do argentino Pablo Fendrick que narra a estranha manhã de um improvável ladrão. Para além do soberbo plano-sequência que praticamente abre o filme e da excelente interpretação de Arturo Goetz pouco fica deste olhar semi-documental perdido em inverosimilhanças. Repete dia 1 de Maio no Londres 1 às 18h30.

O Novo Cinema Romeno é este ano elevado a Herói Independente. Breve olhar sobre o Programa 4 que também repete dia 1 na mesma sala às 15h45.

Paulista´s Hand, ****
Esta curta de 1999 de Cristian Mungiu (sim, o mesmo da Palma de Ouro por "Quatro Meses, Três Semanas e Dois Dias") foi a pérola do dia. Onde se prova, com muito humor - a fazer lembrar os melhores quadros dos Gato Fedorento, como o telelixo, para alem de nocivo, pode conduzir-nos para "fora" do mundo. Uma delicia em dezoito curtos minutos.

17 Minutes Late, **
Catalin Mitulescu mostra-nos como a vida pode tornar-se diferente só porque nos apetece dormitar um pouco enquanto esperamos por um café retemperador. Bem filmado, nada mais.

Stuff and Dough, ***
Esta é a tal primeira longa de Cristi Puiu (que conhecemos do desconcertante "A Morte do Senhor Lazarescu") que segundo a critica dá inicio à "nouvelle vague" romena. Puiu coloca-nos (literalmente!) à boleia de uma velha carrinha que percorre as decrépitas estradas romenas de Constanta a Bucareste, conduzida por três adolescentes que transportam uma estranha encomenda. Entre o genial e o patético, ali vamos nós durante hora e meia para no final ficarmos a saber tanto quanto eles, os jovens. Puiu revisita meia dúzia de lugares comuns do cinema americano (o segredo da mala, o road-movie, a perseguição estrada fora…) mas sem nunca encontrar um rumo certo para o suspense que cria de forma brilhante.

Sem comentários: