domingo, 27 de abril de 2008

Campo Contra Campo (CXIV) - IndieLisboa 2008

The Mission, ****
Primeira incursão no fantástico universo de Johnnie To, cineasta de Hong Kong, baptizado como Herói Independente do IndieLisboa 2008. The Mission é uma vulgar historia de gangsters filmada com mestria formal superior, pleno de momentos de puro génio. Aqui a questão é simples: porque é que filmes assim, dignos de serem mostrados nas escolas de cinema, passam ao largo deste pobrezinho jardim à beira mar plantado?

Competição Nacional Curtas 2
Até agora, o momento menos feliz que presenciei no festival. Das sete curtas apresentadas só uma é digna de nota. Twenty Questions (****) de Nuno Costa são sete curtos minutos de animação surrealista que roça a perfeição.

Mister Lonely, *****
Ontem, pelas vinte e duas horas, aterrou um OVNI na Avenida da Liberdade, tendo o fenómeno sido presenciado por cerca de meio milhar de pessoas que enchiam a velhinha Sala 1 do São Jorge.
Dificilmente encontraram no IndieLisboa filme que faça mais justiça à campanha publicitaria do festival. "Estavam à espera de quê?"
O filme de Harmony Korine é uma explosão de sonhos desfeitos, cujos estilhaços ficam cravados na nossa memória - o racord de abertura, os traveling no Bosque de Bolonha. Pelo meio da historia principal que explora os limites da natureza humana, encontramos um terrível "pesadelo" onde freiras "voadoras" caem dos céus do Panamá, sem para quedas, pedalando pequenas bicicletas. Puro e perfeito "nonsense", obra prima absoluta. Estavam à espera de quê?
[Repete na próxima sexta-feira na sala 3 do São Jorge às 23h45.]

Sem comentários: