quarta-feira, 23 de abril de 2008

Alberto João Jardim, agora ou nunca

Na passada segunda-feira Alberto João Jardim posicionou-se e foi claro. Se a Direita quer vencer Sócrates em 2009 terá de se entender e unir. Há projecto. Falta líder.
Por muito que custe às elites de Lisboa e arredores, só existe um homem com possibilidades reais de levar essa empresa avante. Só o criador poderá animar a criatura.
Alberto João Jardim é o único (para já putativo) candidato a líder do PSD com reais possibilidades de devolver o poder ao centro-direita.
Vejamos: Passos Coelho apenas se posiciona, não tem reais hipóteses. Manuela Ferreira Leite é mais odiada por parte significativa do eleitorado do que o próprio Sócrates. Os outros dois candidatos estão lá apenas para a fotografia. Falta a ala populista do PPD/PSD. Menezes parece definitivamente moribundo (actualização: a saída emocionada a meio do conclave social democrata não deixa margem para qualquer duvida), Santana Lopes é um cadáver político. Quem mais se não Alberto João Jardim para unir a direita e assaltar São Bento? Aliás, as famosas bases (coisas estranha que parece só existir no PSD) já compreenderam isso mesmo.
Gostava de ser mosca e voar até à sala onde decorre o Conselho Nacional. A noite de hoje deverá ser clarificadora.

Apenas mais uma nota: esta poderá ser a ultima hipótese para Alberto João Jardim abandonar de vez a sombra de pequeno líder regional e jogar a sua sorte numa eleição nacional. E como todos sabemos, a sorte protege os audazes.

Sem comentários: