sábado, 13 de outubro de 2007

Templários: a prisão veio há 700 anos

Cumprem-se hoje 700 anos após a prisão dos Templários em França, ordenada por Filipe IV "O Belo". Devemos a essa ordem religiosa e militar a viabilidade da criação de Portugal e a sustentabilidade do projecto dos Descobrimentos.
Multiplicaram-se as lendas sobre esta Ordem e sobre a forma como, aparentemente, se deixaram surpreender. Sabemos hoje que a Ordem continuou sob novas formas, sendo as mais famosas as que se prendem com a sua fusão com as corporações de pedreiros na Escócia (dando assim origem à Maçonaria), e em Portugal com a sua mudança de nome para Ordem de Cristo, havendo ainda quem pretenda ver também na Companhia de Jesus uma sucessora dos Templários...
Um facto curioso: no calendário juliano, em vigor em 1307, 13 de Outubro calhou a uma Sexta-Feira, daí resultando a superstição de considerar as Sextas-Feiras 13 como dias de azar.
Aqui fica uma canção estupenda, do filme "Henry V", tendo como letra o lema dos Templários (tirado do salmo 115): "non nobis domine, non nobis, sed nomini tuo da gloriam" (não a nós Senhor, não a nós, mas ao Teu nome dai glória":

Get this widget Track details eSnips Social DNA

Sem comentários: