terça-feira, 23 de outubro de 2007

Campo Contra Campo (XCIV) - DocLisboa 2007

Beth´s Diary,***
Diário em forma de curta de uma ex-toxicodependente, prostituta com um passado miserável desde a sua infância. É um filme triste que vale pela manufactura de imagens a lembrar o universo de Nan Goldin. Mais uma rajada gelada do Vento Norte deste festival.

Enemies of Happiness,*****
Afeganistão, pós-invasão aliada. Este é o filme que conta a vida de uma jovem que diz não perceber nada de música. Alias, a única coisa que ela diz julgar perceber um pouco é de politica. O melhor filme que vi até agora. Obra-prima absoluta de coragem. Quer de Malalai Joya, a protagonista – actualmente deputada no parlamento afegão, quer das realizadoras Eva Mulvad e Anja Al-Erhayem. A força de Malalai, a sua batalha pelos mais elementares direitos consagrados no ocidente chocam brutalmente com uma cultura, aos nossos olhos, arcaica, barbara e primária. Este filme merecia exibição comercial. E divulgação universal.

The Mall,**
Mais estranhas formas de vida. Uma curta sobre um tema que merecia melhor e maior tratamento. “Escravos” que dormem durante a semana nas fundações de um prédio israelita em construção. Claramente dejaustada no programa.

These Girls,***
Retrato impressionante de um grupo de crianças, por vezes mães, vagabundas no Cairo. Filmado com enorme paciência e muita violência.

Karima,***
Profissão: dominatrix. Algo decepcionante esta historia contada por Clarisse Hahn de uma jovem de 22 anos de origem Argelina que vive em Paris. Hahn cede à tentação de mostrar demais quando devia sim procurar encontrar respostas. Ainda assim vale pela força das imagens, casando bem os diferentes patamares da vida de Karima. Quem pensava que em “Little Miss Sunshine” tinha encontrado a família mais disfuncional da história do cinema, devia por os olhos no ambiente que envolve o crescimento das irmãs e sobrinhas de Karima. Com uma diferença fundamental. A violência da vida aqui é real.

Sem comentários: