sábado, 20 de outubro de 2007

Campo Conta Campo (XCII) - DocLisboa 2007

O balão do DocLisboa 2007 já vai alto. Acompanharei como puder, aqui no ARCÁDIA, aquilo que dizem ser a melhor mostra de sempre de cinema documental em Portugal.
E para mim a festa começou com duas excelente surpresas que arrivaram a Lisboa sopradas pelo Vento Norte (uma das secções do festival; a melhor até agora - tentarei explicar porque mais tarde) - surpresas porque não estavam nos meus planos inicias.

Family, ****
Esta é a historia de sami, dinamarques, filho de iemenitas, que após a morte do seu irmão mais velho e da sua mãe empreende uma busca pelo pai que nunca conheceu. Sami, acaba por voar até ao Yemen onde é recebido de braços abertos por um seu meio-irmão que é o Tony Carreira (com menos cabelo) lá da terra. Um filme cru, com as emoções à flor do vídeo, onde o choque cultural está sempre patente. Impressionante a longa sequência dos telefonemas de sami para o outro lado do mundo procurando ouvir a voz das suas origens e da sua indentidade. Por vezes, soberbo. "Family" repete dia 22 às 18.15 no Pequeno Auditório da Culturgest.

Cool and Crazy, ****
De Knut Erik Jensen, "Cool and Crazy" apresenta o coro dos pescadores da aldeia de Berlevåg, que se situa em pleno círculo polar árctico, proximo de Finnmark. Retrato dessa gente que sobrevive do mar, mostra-nos, desde logo, como existem tantas Europas diferentes nesta Europa (cada vez mais) unida onde hoje vivemos. De uma beleza gélida tem o seu ponto alto na viagem do coro à vizinha (pobre e poluída) Murmansk- porto recentemente conhecido devido ao afundamento do submarino nuclear Kursk) na velha Rússia. Como é bom morar do lado certo da historia, concluem os pescadores Noruegueses. Todos, menos um, o Materialista Histórico do costume…
"Coll and Crazy" repete às 18.15 de dia 23, também no Pequeno Auditório da Culturgest.

Sem comentários: