quinta-feira, 7 de junho de 2007

Reciclagem de lixo

José Salter Cid, número dois da lista do PSD à Câmara de Lisboa, encabeçada por Fernando Negrão, é um dos novos reformados de luxo da Portugal Telecom (PT). Aos 53 anos, Salter Cid, cuja entrada no grupo de telecomunicações histórico ocorreu em 1990, via Marconi, onde assumiu funções na área do marketing e comunicação, sai da PT com uma pré-reforma mensal próxima dos 15 mil euros.
Por não cumprir ainda todos os requisitos que dão acesso directo à pré-reforma, Salter Cid abandona funções na PT recorrendo a um mecanismo chamado "suspensão de contrato", atribuído pela operadora ao longo dos últimos anos a centenas de altos quadros, e que permite aos trabalhadores saírem da instituição antes dos 55 anos, com o salário base por inteiro, reduzindo-se para 80 por cento a partir da idade da pré-reforma.
Fonte oficial da candidatura de Negrão confirmou a situação de pré-reforma de Salter Cid na PT, salientando que não tem qualquer problema de incompatibilidade com o desempenho de funções políticas. Salter Cid não quis, contudo, fazer quaisquer comentários sobre o assunto.
O candidato a vereador deixou a presidência da PT ACS, a participada do grupo PT para o sistema integrado de cuidados de saúde dos trabalhadores do grupo, no passado dia 30 de Maio, mas segundo o PÚBLICO apurou o pedido terá sido feito em finais de Abril, princípio de Março. Salter Cid assumiu a presidência da PT ACS em Abril/Maio de 2006, quando Henrique Granadeiro era já presidente da operadora. O candidato a vereador tinha deixado a presidência da Companhia da Lezírias, para onde tinha sido nomeado por Durão Barroso.Salter Cid nunca esteve durante grandes períodos na PT, uma vez que ocupou ao longo dos anos vários cargos políticos. Foi secretário de Estado da Segurança Social de Cavaco Silva, que apoiou na última candidatura à Presidência da República, e presidiu à CCR de Lisboa e Vale do Tejo. De tempos a tempos, Salter Cid ia regressando à PT, onde ocupava o cargo de inspector-geral, um lugar de assessoria do conselho de administração, e considerado uma espécie de "prateleira dourada".
Confrontada com a saída de Salter Cid por suspensão de contrato, a comissão de trabalhadores (CT) da PT lamentou a situação. E admite que Salter Cid só terá passado pela presidência da PT ACS para poder sair para a pré-reforma com o salário de administrador. "Se a passagem do Dr. Salter Cid pela PT ACS foi apenas para lhe aumentar o ordenado, acho um autêntico escândalo, especialmente tendo em conta a situação social que se vive na empresa, com trabalhadores a serem pressionados a aceitar rescisões amigáveis", afirmou o presidente da CT da PT, Francisco Gonçalves. "É uma situação constrangedora ver pessoas próximas do ciclo do poder e da administração da PT serem beneficiadas desta maneira", acrescentou.

Sem comentários: