sábado, 18 de novembro de 2006

Como o tempo passa…

No Encarnado e Branco, o João Gonçalves relembra (link) um dos grandes momento do falecido Estádio da Luz. Foi há 23 anos (fez na passada segunda feira) que Portugal bateu a então toda-poderosa União Soviética com um golo marcado por Jordão na sequência de uma grande penalidade muito bem cavada (como se diz agora) pelo genial Chalana.
Foi há 23 anos, eu teria onze anos, mas lembro-me claramente dessa tarde fria, húmida, muito cinzenta e algo chuvosa de Novembro.
Como sempre nas grandes ocasiões o Estádio estava à pinha. Um frenesim no ar, algo ridículo, por receber em nossa casa esses seres estranhos vindos do Leste, que nos tinham espetado, poucos meses antes, cinco secos em Moscovo.
O povão delirou com essa vitória e consequente apuramento para o Euro 84 que como se sabe, foi de glorioso terceiro lugar para a geração de Chalana, Bento, Jordão, Jaime Pacheco.

Mas o post do João teve o condão de me recordar uma frase típica da época à porta da Luz - algo impossível nos dias de hoje.
Era recorrente naquela altura haver muita miudagem à porta do estádio a pedir aos mais velhos “Oh senhor, deixe-me entrar consigo!!!”.
Quase em todos os jogos, algum do adultos com quem ia à bola, “adoptava” por breves segundos um puto que assim que passava os portões de ferro da Rampa 1 corria desalmadamente escadas acima em busca dos seus companheiros de aventura que tinham entrado antes.
Portugal mudou tanto neste quarto de século.

PSL

Sem comentários: