terça-feira, 18 de setembro de 2007

Massive Attack no Coliseu de Lisboa

No final dos anos oitenta, principio dos noventa, prometiam-nos que o futuro seria das bandas de fusão que soubessem misturar diversos géneros de som. O problema é que muitos dos que têm por estes dias 35 (mais 5 para cima, menos 5 para baixo) vivem com um estranho travo de que o futuro foi lá atrás…
Bom, desta vez estive lá. Eu e provavelmente metade da blogosfera lisboeta. Não sendo fã declarado da banda sou apreciador da musica criativa dos britânicos que pela enésima primeira vez tocam em Portugal. No entanto, para mim foi a primeira. Na minha imodesta opinião, esteve longe de ser um concerto soberbo ou perfeito. O som de fusão e a-rotulavel dos Massive Attack pode ser muito criativo mas, de facto, ficou lá atrás, no tal futuro prometido que já lá vai. Rock, do sinfónico ao ruído; batidas quentes; às vezes melodiosas com travo jamaicano. Uma amalgama por vezes indecifrável que apenas a espaços agarrou a audiência que sofria com o calor insuportável da sala. De resto…, um som tecnicamente perfeito e um set de luzes ofuscantemente original que por certo vai dificultar muito as imagens que possam eventualmente surgir no tube. Numa palavra, este concerto foi uma trip de hop.


…do tube, com uma qualidade de som impressionante e com imagem (com previ) altamente prejudicada pelo set de luzes, o tal momento que para uns foi de êxtase, para outros de decepção e para mim, como quase todo o concerto, foi assim-assim.

1 comentário:

Unknown disse...

Pois, realmente fico impressionada com a falta de entusiasmo de alguns ditos "experts" em musica, perante um concerto tao bom quanto este dos massive attack no coliseu de lisboa. Já os tinha visto ao vivo, também no coliseu de lisboa, em 2003 e o outro concerto, talvez por ser o primeiro deles que assisti ao vivo, foi de qualidade superior a este ultimo. No entanto, faz-me alguma confusão ver que alguns "apreciadores" de musica original e inovadora critiquem uma banda que fez, de longe, os melhores concertos que alguma vez passaram por Portugal. Enfim..."experts"...