sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Efervescências (VIII) - O debate mensal no parlamento

"O senhor primeiro ministro promete em gigas mas cumpre em kapas". Assim brade Paulo Portas para José Sócrates. Este, com um ar cada vez mais abixanado, usa de todos os seu dotes circenses para se defender de ataques como aquele. Ataques, de pólvora seca.

Estes debates mensais são cada vez mais divertidos. Apesar do parlamento contar com excelentes tribunos como Sócrates, Portas ou Louça, estes, em vez de discutir seriamente as políticas publicas, entretêm-se em conversinhas de cacaracá que me fazem lembrar as tagareladas matutinas das comadres vizinhas na visita diária ao talho, peixaria ou padaria. Nestas manhãs de São Bento, ali pertinho da Lapa, não encontro grande diferença entre o Parlamento e uma esquina bafienta da Bica, Alfama ou Mouraria. O pais devia parar para ver tamanho espectáculo. Pelo menos os funcionários públicos deviam ser dispensados nestas manhãs para poderem acompanhar condignamente tão brilhante debate.

Externamente ao (putativo) debate outra coisa me baralha o espirito. Se existe um "canal parlamento" que é distribuído pela generalidade das plataformas de televisão por cabo porque é que os dois canais portugueses de informação presentes nesse mesmo cabo (SIC N e RTP N) tramitem ambos o mesmo sinal de forma perfeitamente acritica, perfazendo três canais três a transmitir a mesmíssima coisa?

Sem comentários: