segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Entre o N MÚSICAS e o CRONOS

Sétima Legião na Estufa Fria em 1985


A descoberta de hoje foi extraordinária. Não é que me lembre de ver este concerto, pelas más razões mas isso não interessa agora, porquanto não pude assisti-lo dada a minha tenra idade de 13 aninhos. O problema estava na idade, mas também na hora, pois claro, porque, para um aluno do Maria Amália, não conhecer a Estufa Fria era sinal ou de mariquice ou de virgindade:-)...
Agora os tempos mudaram, todavia, ir a um concerto em 1985 ver uns mânfios a tocar música esquisita não eram criminosos, mas mereciam estar na cadeia (e estes até eram anjinhos comparados com outros não muito violentos, por exemplo, para terem uma ideia simples, como os G.N.R.: bem me lembro da minha santa avó os mandar trabalhar enquanto os ouvia, involuntariamente, pelo meu gravador de cassetes, que ficava bastante concorrido na altura das festas de Verão!). Portanto, a idade é um condicionante natural no tipo de música que se ouve.
Desde os tempos mais recentes que, no que respeita à zona Parque Eduardo VII, os preconceitos e os conceitos são outros: paradoxal e provavelmentemente, actualmente,quem vai à Estufa Fria à noite, das duas uma: ou é virgem ou é homossexual! Quanto ao conceito, ele está na insegurança do dito e suposto objecto sexual. É que o género acompanhou a transmutação dos tempos, daí que, vai lá vai, todo o cuidado é pouco. Neste particular, desculpem a voz da reacção, belos os tempos do antigamente, porque já nem os mânfios conseguimos discernir.

Sem comentários: