terça-feira, 29 de maio de 2007

Dos independentes

O 28 de Maio de 1926, que deu origem a um período negro da vida portuguesa, em que o génio lusitano, pisado por centenas de anos de Inquisição, foi definitivamente despedaçado.
Um dos elementos do ambiente que propiciou o golpe foi a desconfiança popular face à política e aos políticos, permitindo - por isso - que um grupo de "independentes" assumisse o poder.
E, na altura, o paladino dos "independentes" era Salazar, que trazia consigo uma aura técnica, científica e apolítica: era o Professor e não o Político que vinha salvar a nação.
Dito isto, é fácil perceber que não gosto dos "independentes" que concorrem nas listas dos partidos. Apesar de a lei permitir que haja grupos de cidadãos que se apresentem às autárquicas, há "independentes" que concorrem sucessivamente nas listas de partidos (e às vezes em partidos diferentes).
Quando a malta jogava à bola no recreio da escola (às vezes, quando não havia bola, com os pacotinhos de leite), estar sempre perto da baliza contrária para aproveitar o trabalho dos outros tinha um nome:
estar à mama.

1 comentário:

Klatuu o embuçado disse...

Um País que adora tiranos e medíocres!