sábado, 28 de maio de 2005

Jamor (III)

Mais um post pré-publicado no ad libitum e relativo à final da Taça de Portugal

"As recordações não se fazem apenas das bravas vitórias do glorioso.
Lembro me pelo menos de ter assistido no Jamor a dois jogos que não envolveram o Benfica.
O primeiro no longínquo ano de 1979, colocou frente a frente Boavista e Sporting.
À época, não obstante algumas vitórias na Taça, a primeira era uma pequena equipa do Porto, que se tentava impor na divisão maior do futebol. Era bem organizada e contava com alguns excelentes jogadores. O Sporting lá ia tentado contrariar a hegemonia Benfiquista e era uma excelente equipa com avançados como o Manuel Fernandes e o Jordão.
Um dos grandes jogadores Boavisteiros da época, era um defesa central, capitão e esteio de toda a organização Boavisteira. Poucos se devem lembrar dele. De seu nome Artur era um alto e forte defesa que marcava com a sua raça e abnegação todo o jogo da equipa.
Lembro me bem de no jogo da finalissima, à época quando a final terminava empatada disputava-se um segundo jogo, de ver o forte Artur a correr por entre uma multidão de simpatizantes boavisteiros rumo à tribuna e levantar a Taça para tristeza dos poucos Sportinguistas presentes.
Deve vir desse momento a minha simpatia pelos axadrezados.
Um outro jogo já mais recente foi também ele outra finalissima que encheu o Jamor de Algravios.
Em 1990 Estrela da Amadora e Farense encontram-se na final da Taça. Na equipa da reboleira despontava aquele que viria a ser um dos melhores centro campistas Portugueses da decada de 90 . Paulo Bento. Para mim apenas Bento. Com ele tive o prazer de jogar dezenas de vezes no ?empedrado? do recreio do liceu onde andei. Nesse tempo o Bento já fazia a diferença, equipa que contasse com a sua técnica ganhava sempre. Jogava nos Matraquilhos de Alvalade e ainda me lembro da sua emoção a contar o seu primeiro jogo oficial num relvado. Hoje o Bento, já com 35 anos, ainda é do melhorzito que o Sporting consegue arranjar para o meio campo.
Voltando a 1990. Foi um jogo divertido e muito bem disputado. Numa tarde de forte calor o Estrela acabaria por vencer, naquele que foi o momento mais alto da sua história."

PSL

Sem comentários: