sexta-feira, 6 de maio de 2005

A direita contra-ataca

"Paulo Portas quer criar uma fundação para a Direita. Um espaço de afirmação de liberais e conservadores contra a hegemonia da Esquerda. Nos EUA, recolhe apoios para o seu novo projecto político. Donald Rumsfeld, Frank Carlucci e John Palmer estão entre os apoiantes do futuro ‘think tank’ da Direita portuguesa".

Esta é hoje a manchete d' O Independente.
O jornal já não trazia uma noticia tão boa desde o primeiro numero, quando nasceu.
Não é apenas por ser um ‘think tank’ de direita conservadora e liberal, é essencialmente por ser um ‘think tank’.

Quem explica bem a necessidade da direita parar para pensar é Henrique Raposo no Acidental: "(...) é preciso um combate cultural. Mostrar às pessoas que o "sublime" foi entendido por Burke e destruído pelos pós-modernos. É preciso gritar: "não, arte e cultura não são património das esquerdas". Iniciativas? Exemplo: É preciso colocar Lisboa no mapa das exposições dos pintores clássicos. Isto, meus caros, também é fazer política. Quem não entende isto, percebe tanto de política como um esquimó percebe de bronzeadores."

Enfim, esperemos que não seja mais uma manchete "à independente" e que na verdade Portugal deixe de estar apenas na rota das grandes competições desportivas, para passar também a estar na vanguarda das ideias e das políticas.

PSL