segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

"Um Governo, uma Maioria, um Presidente"

Era o sonho de Sá Carneiro (materializado no seu discurso em 11 de Janeiro de 1980, na Assembleia da República, aquando da apresentação do Programa do VI Governo Constitucional) e realizou-se no tempo de um dos seus maiores admiradores, Pedro Santana Lopes. Acontece que o sonho não é, em linguagem de sigla partidária, social-democrata. Ainda por cima, muito por culpa do seu delfim. Sá Carneiro deve estar a dar voltas no túmulo, paz tenha a sua alma.

A direita sofre o seu pior resultado de sempre após o 25 de Abril de 76. Se Santana Lopes avançar para a sua manutenção na liderança do PSD, poderá ser o começo do declínio do Partido, se de seguida for criado um partido do centro-liberal, há muito desejado por diversas personalidades e anónimos. Poderá mesmo ser o produto da 'guerra civil' de que fala Pacheco Pereira. Sinceramente, julgo que Marques Mendes não tem força suficiente para ganhar a Santana Lopes, todavia, num sistema de partidos tudo pode acontecer, porque em democracia não ganha o melhor, apenas o vencedor.

E por falar em vencedores, nestas eleições houve sobretudo três: Sócrates, Sampaio e as Sondagens. Dos derrotados destaco três nomes: Santana Lopes, Paulo Portas e Morais Sarmento.

Será que este país vai deixar de andar aos 'esses'?

NCR

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu acrescentava mais um vencedor: O BE,e mais um derrotado: A Abstenção. Não foi nada Democrático deixá-los de fora.

Nuno Cunha Rolo disse...

Claro que existem outros vencedores e outros tantos derrotados. O que fiz foi escrever 'sobretudo' e 'destaco', pois não tive a pretensão de mencionar todos os vencedores, nem todos os derrotados.
NCR

Anónimo disse...

Não tive nem tenho a pretensão de ofender, só queria deixar o meu comentário sobre um post que no início me pareceu apartidário e que no final revelou um certo "preconceito", porque deixou de lado precisamente a "esquerda mais à esquerda" que efectivamente somou pontos (no PS era impossível não falar). "Sobretudo" o BE que teve uma subida estrondosa e a Abstenção que "destacadamente" foi a mais baixa dos últimos tempos. Não é significativo? Um verdadeiro democrata tem de ser justo. Para mim há só um vencedor: a Esperança de mudança e uma derrotada: a incompetência pura e simples, desta vez foi da direita que surgiu. Saudações Democráticas.