terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

N DIAGONAIS I (sobre blogs)

«Blogs reúnem visita de mais de 35% dos internautas portugueses em 2004

Os portugueses residentes no Continente que acedem à Internet a partir de suas casas passaram mais de 840 mil horas a navegar em páginas de blogs durante 2004, segundo revela o mais recente Netpanel da Marktest. Os chamados blogs atraíram às suas páginas 36,9 por cento da comunidade internauta com quatro e mais anos que na região de Portugal Continental possuía acesso doméstico à Web no ano passado, num total de 602 mil internautas.

Durante este período, foram visitadas mais de 57 milhões de páginas de blogs, uma média de 95 por utilizador. O tempo total de navegação ultrapassou as 842 mil horas, numa média de 1 hora e 24 minutos por utilizador.

Dezembro foi o mês mais activo de 2004 para este tipo de sites, com a visita de 220 mil utilizadores únicos. Depois de se terem registado valores próximos dos 195 mil visitantes diferentes nos primeiros dois meses do ano, o acesso aos blogs baixou nos meses seguintes. Em Setembro começou a evidenciar-se uma tendência de crescimento, que atingiu o seu pico no último mês do ano, refere a Marktest.

O Blogger.com, o Photoblog.be e o Gatofedorento foram, por esta ordem, os blogs que reuniram maior número de visitas em 2004, mediante o que indica o Netpanel da Marktest, com respectivamente 193 mil, 115 mil e 77 mil utilizadores únicos.

A análise do perfil dos visitantes de blogs aponta para o predomínio do sexo masculino (68,9% dos visitantes são homens e 31,1% são mulheres). Os escalões etários mais representados são entre os 15 e os 34 anos, que constituem 63,9 por cento do total de visitantes. Por classes sociais, predominam os indivíduos das classes alta e média alta, que representam 47,7 por cento dos "bloguistas", sendo a região da Grande Lisboa a mais representada, já que aí residem 32,1 por cento dos visitantes destes sites.» (Fonte)


«Diariamente surgem entre 8 a 17 mil novos blogs

Um relatório divulgado pela Technorati, empresa que monitoriza e oferece serviços de pesquisa a um universo de 3 milhões de weblogs, revela que o número de páginas deste tipo existente na Internet se multiplica a um ritmo de diário que varia entre os 8 e os 17 mil. Nas contas da empresa, isto significa que a cada 5,8 segundos é criado novo blog.

Deste universo em crescimento cerca de 36 por cento têm como principal propósito fazer comentários sobre amigos e família, enquanto 12 por cento escolhem como tema principal a actualidade e questões jurídicas.

O documento revela ainda que 45 por cento dos blogs identificados não são actualizados com qualquer informação ou comentário novo há pelo menos três meses. Os contributos individuais diários cifram-se nos 275 mil posts, refere a Technorati.

Já no ano passado um estudo do MIT se dedicou ao fenómeno dos blogs apurando que estes diários electrónicos são na maioria utilizados por pessoas que mantêm a sua identidade (55 por cento), contra uma percentagem de 20 por cento que optam por utilizar apenas um dos nomes ou um pseudónimo. Segundo o mesmo documento, anualmente 360 pessoas são intimadas para prestar declarações sobre as actividades desenvolvidas nos seus blogs.» (Fonte)


«Maioria dos blogs não são actualizados regularmente

Sessenta e seis por cento dos 4,12 milhões blogs disponíveis nos oito principais serviços de alojamento deste tipo de sites não são actualizados há pelo menos dois meses concluiu um estudo recente da Perseus Development. Ainda segundo dados da mesma firma, deste total, 1,09 milhões duraram apenas um dia.

Estas foram algumas das principais conclusões deste estudo realizado com o objectivo de fornecer indicações mais precisas sobre o funcionamento destes serviços que têm vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos.

Outra das revelações importantes deste relatório é que dos 4,12 milhões de blogs detectados, apenas cerca de 50 mil são actualizados diariamente. Quanto ao perfil mais comum dos bloggers, ao contrário do que se poderia pensar, estes são maioritariamente do sexo feminino, e com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos, que usam este meio como forma de comunicar com os seus amigos e manter o contacto com eles cerca de duas vezes por mês.

Este estudo mostra ainda que no ano passado existiam "apenas" 1,62 milhões de blogs activos contra 3,3 milhões até ao final de 2003. Para o ano que vem esse número deverá crescer ainda mais, chegando os blogs activos até aos 5,86 milhões.» (Fonte)

1 comentário:

Anónimo disse...

Deveras interessante...