segunda-feira, 16 de julho de 2007

N PERGUNTAS XXXIV

Não sei se já leram o despacho do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, a mandatar o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para uma análise técnica comparada das alternativas ao novo aeroporto de Lisboa (NAL).

Ora, se a OTA já estava estudada, porque se vai gastar recursos num novo estudo?

Pois... em rigor rigoroso, sim «porque temos que ser rigorosos», a comparação não será entre os dois estudos (ah não?!), pois... é que não há estudos únicos e plurisdicplinares da OTA (atão?!), azares, a culpa é dos media (esses sacanolas!)...o LNEC vai patrocinar (mas o patrocínio não era da CIP?!)... o estudo outrora, outrora, da CIP, agora com nova equipa e objecto (novo?!): os dois locais de construção do NAL, com novos estudos para ambos.

Mais a sério, por que razão dos 16 factores críticos da avaliação estratégica (SWOT) para os cenários alternativos do NAL, 8, repito 8, são relativos ao ambiente?
Deixem-me adivinhar: será porque é a maior fraqueza (ou a menor força, se preferirem) da (vamos falar com rigor) localização Carreira de Tiro de Benavente (vulgo, Campo de Tiro de Alcochete)?

Por último, juro que não é brincadeira, porquê tanto carinho demonstrado ao partido pela administração central indirecta (ok, é o LNEC), ao serem seleccionados 4 portugueses especialistas socialistas (Gomes Canotilho, Jorge Gaspar, Augusto Mateus e João Duque), dos 6 portugueses, constantes do programa de trabalho do LNEC?
Será que lhes passa pela cabeça que o NAL não vai ser construído na OTA?! Perderam a cabeça ou estão loucos?!

Sem comentários: