terça-feira, 22 de agosto de 2006

Campo Contra Campo (LVI)

Diários da Bosnia, ****

A pergunta "o que é que nos temos a ver com a Bosnia?" é uma maneira de pensar que diz tudo sobre nós próprios. Mas eu, ao contrario, sempre me senti no mundo.

As palavras são de Joaquim Sapinho, ao suplemento Y do jornal publico, realizador de "Diários da Bosnia", ainda em exibição entre nós. E dizem (pelo menos) muito dos trabalhos do realizador para esta película, meio termo entre o filme e o documentário.


No ano passado, por esta altura, também eu estive na Bósnia. Com Sapinho, também eu me "sinto no Mundo", e de todas as Europas, com excepção da Europa-jangada-de-pedra, aquela que mais me fascinou até hoje é a Europa Islâmica. Elas está ai: em Silves, Istambul, Granada, Sarajevo. Ou não; uma Europa, sim, com um arco imaginário dos Algarves à Babilónia com passagem pelo Magrebe. Sim o Magrebe também é Europa, ou pelo menos já foi. Antes mesmo da Europa o ser. Já a Babilónia…

O filme de Sapinho, como escreveu algures Adelino Gomes é de facto um "poderoso documento estranho" sobre a mártir Bósnia-Herzegovina. O realizador não se deixa prender pela facilidade catartica das arrepiantes imagens do pós-guerra, preferindo antes compor/decompor os seus fantasmas recolhidos nas duas viagens efectuadas aos Balcãs.


Rigor, maturidade, arte e magia na dialéctica da luz (a verdadeira razão de ser do cinema) são os trunfos da câmara de Sapinho, acompanhados por uma narração do próprio que sublinha indelevelmente as imagens recolhidas pela lente. Para quem não tenha compreendido, durante os cerca de oitenta minutos de película, qual o grande contributo deste filme impar, Sapinho, quase no fim do mesmo, ajuda: para que o esquecimento não se abata suavemente sobre tudo o que aconteceu na Bósnia, como a neve "tão densa e tão alta" que esconde nalguns sítios, uma imensa floresta de pinheiros.
Filme enorme!

Nota: As fotos que acompanham este post são parte integrante do excelente portfolio “Remember Sarajevo” de Roger Richards que pode ser visualizado aqui (link)

PSL

1 comentário:

Nuno Cunha Rolo disse...

Good remarks... hoje vou ver o Miami Vice, que deve ser uma obra-prima de realização.
abc,
NCR