quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Revisão do PDM de Lisboa II

Não sou um tipo muito viajado, mas já andei de metro noutras cidades além de Lisboa. E há duas coisas que sempre me impressionaram nos metros estrangeiros, e dou como exemplo Roma e Barcelona:
1- As estações de metro são feias, simples despidas de arte e decoradas somente de painéis informativos;
2- Há estações de metro que são quase como que "apeadeiros".
1- Durante alguns anos derreteu-se muito dinheiro nas estações de metro de Lisboa, por se entender que elas próprias deveriam ser obras de arte, e recheadas também de obras de arte. E há estações lindíssimas, como a do Parque, a minha preferida. Ora, não seria preferível deixar de gastar dinheiro em obras voluptuárias, e construir mais estações?
2- Ao princípio fez-me confusão: em Roma e em Barcelona, havia várias estações de metro que estavam quase à superfície, ou melhor, não estavam tão enterradas como costumo ver em Lisboa, fazendo com que se alguém se quisesse deslocar de um cais para o outro, teria de sair para o exterior, atravessar a rua e voltar a descer... São estações decerto muito mais baratas que as de Lisboa, sem esquecer - obviamente - as situações (designadamente nas colinas) em que as estações têm de estar enterradas bem fundo. Para concluir, lembro que nos canais por onde passarão as linhas de metro, não se pode - na superfície - edificar, pelo que os túneis seguem (em regra longitudinalmente), ruas, avenidas, alamedas e jardins.
Assim, será que continuaremos a derreter dinheiro em estações caras, ou será que optaremos por soluções baratas, funcionais e que sirvam as pessoas?

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