segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

gnôthi seautón



O ARCÁDIA é um argumento. É o meu argumento. Desde 2003 que escrevo na blogosfera — de 2003-2005 no AD LIBITUM (perfidamente apagado da blogosfera) e de 2005 a 2007 no ARCÁDIA — e é com grande satisfação que o faço, apesar de recentemente não escrever tanto como desejo. Todavia, mesmo quando não escrevo os posts devidos, por vezes alinho-os na minha cabeça, em diversos momentos como antes de me deitar, no banho, nas rotineiras viagens diárias, na cama antes do adormecer, entre outras ocasiões. Mais do que um origami de escrita, para mim, um blogue é sempre um pretexto de reflexão e uma motivação para escrever, mesmo quando não publico. Destino, aliás, da maior parte do que escrevo. O blogue é também um escape e uma ferramenta de disciplina e sistematização da nossa condição e expressão. Seja sobre actualidade, música, cinema ou bodyboard, um post é um espaço público, logo, implica uma mínima ordem e uma máxima responsabilização por aquilo que se escreve. E isso é bom. Contribui para testar a personalidade, o carácter, o saber, a qualidade e os valores de quem escreve. Por isso refutaria sempre escrever num blogue anónimo, ou sob anonimato. Por isso, também, sempre foi política do ARCADIA recusar autorias anónimas.
Aquilo que lêem neste blogue é o que nós somos. Com todos os erros, defeitos e estados de espírito dos seus autores, com todas as limitações e sacrifícios dos seus autores, o ARCADIA não é um blogue para as múltiplas capelas de bloggers, nem pode dedicar-se intensa e intensivamente ao mundo da blogosfera. Mas uma luz julgo, e estou convencido, que guia este blogue. E nela está escrito que devemos ser aquilo que somos. É dos maiores desafios contemporâneos, bem sei, e uma busca antiga, pois desde o tempo dos oráculos da Antiga Grécia que a descoberta de si é a maior das sabedorias. Mas os oráculos também eram humanos. Tal como aqui.

2 comentários:

izzolda disse...

Muitos parabéns ao Arcadia :)

Unknown disse...

Sigo-te (vos) deste o AdLibitum... Aliás... Naquela altura ainda eu nem sabia bem o que era um blog (silly me)

Bigada por estes anos de escrita.. mais ou menos frequente.. mas sempre sincera e transparente.

Muitos beijinhos****