quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Campo Contra Campo (LXXI)

O que é que The Prestige - O Terceiro Passo - e Scoop têm em comum?
Mágicos e magias, Scarlett Johansson a entrar e sair de caixas de tamanhos diversos e a beijar nos lábios Hugh Jackman (os french kiss ficam para mais tarde).
Em tudo o resto são filmes muito diferentes. Confusos?
Eu fiquei roído de inveja da moda dos finais do século XIX.
Mas, vamos ao que interessa

Scoop, ***

Woody Allen deve ter uma costela portuguesa, pois sabendo fazer muito melhor, as mais das vezes não está para isso…

Não há muito a dizer sobre o sucessor do fantástico Match Point. Scoop é uma clássica comedia do norte-americano, assaz pouco feliz. Scarlett faz de Woody. Este faz de parvo. Jackman de parvinho. E Londres de cidade desinteressante. O espectador ri muito se perceber o humor fino e inteligente. E rir, com gosto, é um bem escasso. A menina linda lá vai crescendo - que pena; E tudo o resto é paisagem. Não vão na "cantiga" do NCR. Eu se fosse a vocês ia ver o filme!

The Prestige - O Terceiro Passo, ****

De olhos bem abertos. Atentos. A tudo o que mexe. Mas especialmente ao que não mexe. Porque com Christofher Nolan (Memento, Insomnia, Batman: O inicio) é outra magia. E aprecem-se antes que ele fuja. Abracadabra…
The Prestige é um filme fantástico. E como quase todos os filmes fantásticos passa despercebido.

Uma história épica sobre a rivalidade entre dois mágicos de classes sociais diversas, conduz-nos a uma viagem pela grandeza e pobreza do que fica nos sórdidos bastidores do espectáculo.
E como se de um mago da magia se trata-se, Nolan, mostrando-nos tudo mas nada nos revela, mantendo-nos presos até ao ultimo fôlego pela sede da total dimensão da verdade. E tal como num espectáculo de magia, apenas poderemos conhece-la parcialmente.

Bem realizado, "flashbacks" e "flash-forwards" com dignidade e sentido; bem produzido, reparem na riqueza do décor ou no insuportável gosto dos detalhes; bem interpretado, divirtam-se com Bowie - David Bowie - na figura de um cientista-maluco. Um conjunto delicioso, uma surpresa mais do que agradável. Bom demais para Oscares e festarólas do género.
Só para grandes apreciadores.

PSL

Sem comentários: