segunda-feira, 5 de setembro de 2005

N PERGUNTAS VIII



Será que Nova Orleães (território outrora francês vendido aos americanos por Napoleão em 1803) através da negligência, inépcia e abandono dos poderes federais, pagou pela arqui-inimizade entre a França e os Estados Unidos da América?

Talvez não, mas até que ponto este (pré-)sentimento desconfiado, avesso e malquerente dos americanos face aos franceses contribuiu para que a a sobredita negligência, inépcia e abandono a que muitos planos estaduais e órgãos federais votaram o estado de Louisiana (nome derivado do rei francês Luís XIV), é o que somente com algum estudo histórico e análise sociológica e antropológica poderíamos saber.

Curioso é o pecado original dos EUA face `a França: é que provavelmente se não fosse a França, os EUA não passariam hoje de uma, ainda mais, recente extensão ultramarina do Reino Unido, provavelmente dividida por vários estados independentes. Sem a França, dificilmente os colonos norte americanos se tornariam independentes da soberania inglesa. Uma temática que assola muitos historiadores e patriotas francófobos, mas os tempos mudam, os novos factos e interesses superam a memória, o mundo é outro e actualmente a França dos Estados Unidos sofreu a maior catástrofe natural de que há memória desde o nascimento deste país, em 1787. Ironia do destino.

NCR

Sem comentários: