quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Campo Contra Campo (CIII)

Atonement - Expiação, *****

O que será preciso para que a critica especializada e os "intelectuais da moda" classifiquem uma fita como obra-prima?
Não sou leitor de Ian McEwan, nem tinha visto o anterior filme de Joe Wright ("Orgulho e Preconceito", 2005). Nem sequer sabia bem ao que ia. Talvez por tudo isto, mas seguramente não apenas por tudo isto, achei "Expiação" uma obra maior, fresca e surpreendente até ao seu suspiro final. Concordo que a mestria da primeira parte do filme, que nos chega a retirar o fôlego, surge apenas a espaços no restante da obra. No entanto, o espantoso e inesquecível plano-sequência do inferno em Dunquerque remete por si só (perdoem-me os puristas se estou a ser algo redutor) este filme para um patamar superior. Mas, "Expiação", é muito mais que isto. Eu é que não consigo traduzi-lo por palavras - e acho que não estou sozinho nesta ratoeira…

1 comentário:

hm disse...

pois a keira knightley convenhamos também ajuda. A fotografia no filme é belíssima..