sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Cobra

Adoro ciclismo. Mas tenho me afastado do acompanhamento da modalidade devido ao verdadeiro vendaval de casos de doping.
Este ano estava a começar a voltar a vibrar com as bicicletas de corrida. Cortesia do italiano Ricardo Ricco. Chamam-lhe “O Cobra”. Olha nos olhos dos adversários antes de atacar insolentemente as íngremes montanhas. O Cobra entusiasmava pela sua pedalada e jovialidade. Já tinha ganho etapas neste Tour e liderava os Prémios da Montanha e Juventude.
Ontem soube-se que O Cobra, de facto, tinha veneno. Mas era adicionado ao seu sangue na forma de eritropoietina (EPO) de ultima geração, quase imune aos “radares” anti-doping. O Tour volta a entrar em choque e toda a sua equipa (Saunier Duval) abandonou a prova.
Quando os heróis de um desporto caem que nem tordos, não há muito que se possa fazer pela sua sobrevivência. É trágico…, o ciclismo é dos mais belos desportos de sempre. Mas hoje não passa de uma enorme mentira. E morre doentia e lentamente.

2 comentários:

Jorge A. disse...

"Quando os heróis de um desporto caem que nem tordos, não há muito que se possa fazer pela sua sobrevivência. É trágico…, o ciclismo é dos mais belos desportos de sempre. Mas hoje não passa de uma enorme mentira. E morre doentia e lentamente."

Um retrato perfeito do que me vai no espirito. E a agonia começou naquele dia em que a Festina foi afastada e Richard Virenque (o meu herói da altura) ficou de fora do tour. Mas os heróis rapidamente se substituem, e a coisa compensou-se com um Pantani fantástico a derrotar um Ulrich insuportável, pura ilusão, a agonia viria a prolongar-se um ano mais tarde com a queda do meu último grande herói. Claro que acompanhei os tours de Lance, mas o ciclismo nunca mais foi o mesmo, e na última amarela de Lance, acabou também a última volta a bicicleta que acompanhei com interesse.

Nuno disse...

É certo que o tour sem o Lance, sem o Pantani, sem o Ulrich, sem o Jalabert e sem Indurain (o primeiro que me lembro de ver a vencer tours) já não tem a mesma "emoção" e espectáculo quando havia duelos mano a mano! Deixou realmente de haver heróis pelos menos para mim!
Mas ganhou-se competetividade e agora já não se ganham tours com 10 min de avanço sobre o segundo!