segunda-feira, 14 de julho de 2008

Campo Contra Campo (CXIX)

O cinema também tem a sua época silly. E é tão bom…

Wanted – Procurado, ***
Soco, pontapé, as costas tatuadas de Angelina Jolie, porrada de criar bicho, facada com fartura, as costas tatuadas de Angelina Jolie, trabans que voam contra comboios, comboios que se partem ao meio em penhascos, as costas tatuadas de Angelina Jolie, balas que ganham efeito, tiros e mais tiros e explosões destruidoras e – não sei se já vos tinha dito - as costas tatuadas de Angelina Jolie. “Procurado” é assim.
Na passada sexta feira o Público chamava-lhe (e bem, dizemos desde já) o filme xunga do ano. Realizado pelo cazaque Timur Bekmambetov, autor de culto na ex-União Soviética, “Procurado” é um inequívoco orgasmo de violência sanguinolenta. Mas ser xunga não significa necessariamente ser mau. Por exemplo, Cristiano Ronaldo também é xunga, e bem xunga. E é bom que s e farta – dizem que é o melhor do mundo…
“Procurado” vê-se com prazer e é para levar a sério (unicamente enquanto objecto de pura explosão cinematográfica) porque está bem feitinho e é escorreito. Empolga e diverte. Como diz o outro: não é arte, é cinema; o que já não e pouco.

[Sobre as questões que “Procurado” ajuda a colocar, ler ainda o post “como num sonho” de João Lopes no Sound + Vision]

Sem comentários: