sábado, 5 de julho de 2008

Então e um faxezito para a UEFA?

O presidente e o vice-presidente do conselho de justiça da federação portuguesa de futebol abandonaram a reunião onde se apreciavam os recursos do Boavista (descida de divisão) e do flatulentista de Hamlin (o homem peida-se e os ratos seguem-no...), procurando dessa forma inviabilizar a confirmação das sanções.
Os restantes membros do conselho não se deixaram amedrontar e confirmaram as condenações.
Aguardam-se agora os recursos judiciais para tribunais da comarca do Porto, povoados por funcionários judiciais e titulares de órgãos de soberania muito viajados...

6 comentários:

Jonas disse...

Que tal deixar os nomes dos funcionários e dos titulares de órgãos de soberania muito viajados e assim concretizar essa afirmação...Ou então afirmar o que levou os 5 conselheiros que ficaram a proceder daquela forma...Será que sabe?? Pois se não sabe, devia..assim já não faria afirmações sem nexo...

Nuno Santos Silva disse...

Caro Jonas, eu parto sempre do princípio que funcionários judiciais e os seus colegas titulares de órgãos de soberania são honestos.
Porém, e se você trabalhar no mundo forense sabe-lo-á, não há só "vestais" nos tribunais. E olhe que apenas não me refiro àqueles casos antigos em que era preciso "encorajar" alguém para obter uma certidão...
Qual a mehor maneira de saber os nomes? Olhe, podia começar-se por saber quem são os "cosmonautas"...
Quanto à motivação dos sete membros do CJ (e não só os cinco...), temo que seja animada por tudo quanto os motivou nestes últimos vinte anos.

Jonas disse...

Estimado Nuno, saberá tão bem quanto eu que pessoas honestas e desonestas existem em todas as profissionais e não apenas no mundo da Justiça. Mas quando começa com insuações insisto para que as conretize. No entanto, parece que continua com insinuações..Do meu ponto de vista ou começa a deixar nomes, ou então as suas afirmações não passarão de meras insinuações. Já agora, talvez a motivação dos 7 membros não seja animada por tudo quanto os motivou nos últimos vinte anos mas sim pelos últimos 30/40 anos.

Nuno Santos Silva disse...

Caro Jonas,
sabe tão bem como eu que durante anos a fio, sempre que alguém dizia que há corrupção da grossa em Portugal, aparecia sempre outrem exigindo provas e nomes. A intenção (que não a sua, acredito), era fragilizar e descredibilizar que dizia que o rei ia nú.
Corrupção na Justiça? Sempre houve. Não me preocupo com a corruptela do funcionário que ganhava uns cobres para acelerar certidões, mas preocupo-me com a venda de sentenças e acórdãos.
Corrupção no Futebol? Sempre houve. Não me preocupo com a fruta oferecida aos árbitros, fiscais-de-linha e observadores, mas preocupo-me com a inutilização do sistema de controlo.
Era disso que se falava sempre que identificava "o sistema":
a ocupação de lugares-chave em toda a arquitectura orgânica do Futebol por elementos recrutados de entre uma preferência clubística.
A colonização alastrava depois ao mundo da arbitragem: sai mais barato que os próprios árbitros sejam "devidamente" recrutados que tentar comprá-los depois.
Depois a colonização chegou aos clubes mais fracos: a criação da "2.ª divisão de honra" visou instituir um filtro para permitir que - em regra - apenas os clubes da AF Porto chegassem à primeira divisão. A partir daí... é fácil ganhar campeonatos em catadupa e mesmo conquistar títulos internacionais.
Só que desenganem-se aqueles que acreditam que os títulos internacionais lavam o método: afinal o Marselha não chegou a levantar a Taça dos Campeões?...
Um abraço Jonas.

Jonas disse...

Estimado Nuno,
deixo-lhe duas perguntas:
Na sua opinião, acredita que apenas os dirigentes dos clubes do norte serão corruptos?
Acredita igualmente que o "sistema" existe apenas a partir do momento em que o F.C.Porto começa a ganhar títulos em catadupa?
Um Abraço amigo

Nuno Santos Silva disse...

Jonas, claro que não acredito que apenas os dirigentes dos clubes do "norte" são corruptos. Haverá corrupção em todo o país e em todas as actividades.
No entanto, acredito (de facto, é mais que uma crença) que o "sistema" foi montado para beneficiar o F.C.Porto e os clubes da AF Porto (o que é diferente do "norte"). A sua segunda pergunta encerra uma outra escondida: beneficiou o Benfica de um "sistema" pré-Porto? Ora, respondo-lhe que se o Benfica foi utilizado como veículo de propaganda do Estado Novo, o único clube que era efectivamente amparado era "Os Belenenses", por causa do Almirante...
Mas o que me choca no "sistema" actual é o facto de:
1- ter sido criado de raiz com um objectivo perverso (ajudar uns e destruir outros);
2- ter alterado o quadro competitivo para beneficiar um distrito (mesmo em prejuízo do norte);
3- ter criado uma rede de árbitros, observadores, julgadores de processos disciplinares, representantes na UEFA e dirigentes afectos a um clube e a um distrito;
4- ter penetrado a fundo a política, com imbecilidades como "o norte", a regionalização contra Lisboa e o "sul" (outro conceito sofismático);
5- ter infiltrado os órgãos de soberania, autoridades de investigação e comunicação social.
Jonas, o "sistema" é um polvo mafioso, disso não tenho dúvidas. Mas não julgo a floresta pela árvore: o FC Porto ainda é uma organização respeitável.
Um abraço,
NSS