quarta-feira, 11 de junho de 2008

Especulação dos camionistas

Os liberais andam agora preocupados com os bloqueios promovidos pelos camionistas.
Porém, analisando o fenómeno através da lente liberal que tudo justifica, podemos concluir que os camionistas estão tão somente a intervir de forma paralela no mercado da circulação rodoviária, com o objectivo de, reduzindo a sua oferta, provocar a alteração das regras do mercado vigentes.
Como é óbvio, a circulação rodoviária é um mercado, já que não existe a liberdade plena de circulação (eu não posso passar a pé ou de bicicleta a ponte 25 de Abril...), e as grandes vias que foram sendo construídas nos últimos vinte anos não podem ser utilizadas senão por veículos automóveis e muitas delas foram concessionadas segundo regras de mercado.
Tudo isto significa que os camionistas estão a comprar um risco actual (incerteza quanto aos custos de produção dos seus serviços) para vender uma certeza futura (certeza quanto a esses mesmos custos), o que pretendem obter pelo condicionamento dos governos.
É o mercado a funcionar! Não percebo como é que os liberais andam chateados, deve ser porque não têm nenhum pacote de anglicismos para explicar a situação...
Todos nós fomos apanhados no meio? E não tínhamos nada a ver com o assunto?
Também não tínhamos nada que ver o sub-prime...

Sem comentários: