quarta-feira, 7 de maio de 2008

Seis palavras

A blogosfera é pequena.
A Su desafiou a Tons de Azul que desafiou o Miguel que desafiou a Gotinha que desafiou a Rosa que, enfim, me desafiou a mim: seis palavras, soltas ou em jeito de frase, que de algum modo estivessem relacionadas comigo. Logo eu que não gosto nada de desafios…
E este não é um desafio qualquer. As palavras não são apenas palavras. Como diz o poema de Bernardo Pinto de Almeida, "as palavras são coisas, extremas, luminosas,(…) não sabemos sequer o poder das palavras".
Ao escolher as minhas seis palavras, lembrei-me de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, sobejamente conhecido, mas que se relê com prazer idêntico ao renovado prazer que é dar o primeiro mergulho salgado de uma nova época balnear.

Recordar a Sophia foi também uma maneira de agradecer a simpática lembrança da Rosa. Provavelmente não "conheço" outra pessoa que goste assim tanto quanto eu do local puro onde o "grande juiz" (ainda para mais apaixonado) encontra a melhor coisa que podemos ter:

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade

E agora vem a parte difícil do desafio: regras.
Six Word Memoir Meme Rules:
1) Write your own six word memoir.
2) Post it on your blog and include a visual illustration if you’d like.
3) Link to the person that tagged you in your post, and to the original post if possible so we can track it as it travels across the blogosphere.
4) Tag at least five more blogs with links.
5) Don’t forget to leave a comment on the tagged blogs with an invitation to play.
6) Have fun.


E os nomeados são:
- A Sofia, que diz não ter pachorra para estes desafios, mas no fundo, no fundo é porque é uma betinha conservadora (ui…, que é desta que eu vou apanhar…) e não gosta de desafios nenhuns;

- O Pedro, que deve ter muito mais que fazer mas, como está em falta depois desta provocação e nos dá tanta palavra que odeia, está na hora de nos dizer quais as palavras que ama;

- O Jorge, que faz um blogue muito bom e tem pachorra para nos aturar diariamente;

- A Rita, que é nova nestas andanças blogosféricas ainda tem cara de miúda mas "anda nas hora das loucura";

- E, last but not the least, a Partícula, porque sim e porque gosto de "ouvi-la";

4 comentários:

ana disse...

A betinha conservadora aceita o desafio mas acrescenta ainda que o proximo almoço acontecerá apenas daqui a seis meses, quiçá um ano.

Passe bem. ;)

Pedro Soares Lourenço disse...

Xiiiii…, tanto fair-play...
e eu a pensar que iria ser excomungado (salvo seja)...
...fico à espera...
...do desafio, claro.

ana disse...

A vingança serve-se fria...

;)

Pedro Soares Lourenço disse...

Fria????

Uiiii, qua medo....
:)