sexta-feira, 23 de maio de 2008

Inimputáveis

Como sabemos, os liberais são uma espécie de inimputáveis, porque a culpa dos problemas é sempre do Estado ou da lei, nem que seja da "lei da oferta e da procura":
Portugal é o país em que há mais desigualdade social? A culpa é da lei da oferta e da procura, que faz com que os "melhores" tenham de ser melhor remunerados para não emigrarem, e que os "piores" tenham de ser mal pagos porque são muitos e, trabalho, há pouco.
Os combustíveis portugueses são mais caros do que no resto da Europa? A culpa é do Estado, que aplica um imposto que sobrecarrega o preço, e do monopólio de refinarias nas mãos de um só agente, a Galp.
Como é óbvio, as razões para as desigualdades sociais e preços dos combustíveis em Portugal também passam por aquelas que acima descrevi. Mas não se esgotam aí. O mercado, dizem os liberais, está sempre acima do bem e do mal, porém, isso não passa de uma questão de fé:
para eles o mercado nunca tem culpa de nada.
Diz o secretário-geral da OPEP que o mercado está numa espiral de loucura especulativa.
O mercado está louco? O melhor é, desde já, declará-lo mesmo inimputável e metê-lo num colete de forças, para que não continue a fazer estragos...
Legenda: solução para o mercado

Sem comentários: