quarta-feira, 19 de março de 2008

Dizem que estes vão ser grandes em 2008 (X)

Pé ante pé, quase sem latim, o “Dizem que estes vão ser grandes em 2008”, começado aqui e pensado para meia dúzia de posts, chegou hoje à sua décima edição. Palavras para quê?

Buraka Som Sistema - "Sound of Kuduro"


Primeiro, para constatar, com La Palise, que a musica não morreu; pode estar escondida num qualquer gueto da Rede mas está “vivinha da Silva” – temos é de a saber procurar. Segundo para um aplauso vibrante. Mudemos de parágrafo.
De todos os “estes” que por cá já passaram os Buraka Som Sistema são os únicos portugueses – sim, queiram ou não, gostem ou não, os Buraka Som Sistema são portugueses. E quando dizemos que os Buraka podem ser grandes, queremos dizer mesmo GRANDES. Neste terreno estou à vontade. Nunca gostei, nem gosto, de sons africanos. Mas ao invés do que pode parecer os Buraka fazem muito mais do que música “africana” (revisitada). Fazem um som global e abrangente próprio do ar dos tempos que corre os quatro becos da electricidade musical universal. Obviamente inspirados em Africa, eles não fazem kuduro progressivo (ou outro qualquer rotulo engraçado que lhes queiram apor), eles são o kuduro progressivo. E o melhor que se pode dizer deste novo “Sound of Kuduro”, que conta com a presença da fabulosa M.I.A., é que a vibrante energia que dele emana torna o enérgico "Yah!" uma cançoneta amadora para adormecer bebés. Divirtam-se. Sem pré-conceitos e sem preconceitos.

Sem comentários: