quinta-feira, 6 de julho de 2006

Campo Contra Campo (LI)

Eu ainda sou do tempo em que o meu pai me levava pela mão ao Rex, ao Paris, ao Restelo para vermos uma reprise. O Rex (nos Anjos), o Paris (na Estrela) e o Restelo eram cinemas de bairro que essencialmente viviam de reposições de filmes estreados nos finos S. Jorge, Condes, Império. Isto era no tempo em que o conceito de multiplex estava para as salas de cinema como o de vitoria, estava para o FCP.

Depois da entrada de Portugal na CEE, no fim dos 80/inicio dos 90, ficámos de repente todos ricos e os cinemas de bairro desapareceram e com eles as baratinhas e utilíssimas (pelo menos para nós, cinéfilos) reprise´s.

Felizmente nem tudo vai mal no “universo” – salvo seja – Paulo Branco.
Se em boa verdade a passagem das bilheteiras do Alvalaxia para junto das pipocas é uma ideia bestial (…de besta, com certeza) – como nota DN neste post no excelente Noite Americana, link – também verdade é que as boas ideias continuam a deixar de o ser, ou seja, concretizam-se.
Desta vez no King até 23 de Agosto podemos ver ou rever “Um Ano de Cinema(s)”, os melhores filmes estreados entre Junho de 2005 e Junho de 2006 (ver o programa aqui).
E notem que há muito bom cinema em cartaz. É de aproveitar, até porque a colheita "da sétima” deste ano nada tem a ver com a do anterior.

PSL

Sem comentários: