sábado, 3 de julho de 2010

Albino Mendes Baptista

Hoje, aos 54 anos de idade, faleceu o Professor Albino Mendes Baptista.
Descanse em paz.

26 comentários:

Anónimo disse...

Reamente uma grande perda!!! Um grande homem e um grande nome...
meus sentimentos...

Unknown disse...

Tive a enorme sorte de o ter tido como Professor. Uma grande perda. Os meus sentimentos a toda a família e amigos.

P. Onofre disse...

Eu tive o previlégio de ser seu aluno, hoje posso confirmar que só se dá valor ás coisas quando as perdemos e realmente é verdade... um grande homem,professor que transpirava calma para toda a gente.
Os meus sentimentos para a familia.

Anónimo disse...

Nao tive o previlegio de ser aluno mas, de ter sido seu cunhado!
Uma grande perda para a comunidade mas, em especial para a sua filha Filipa.
Muitas gargalhadas tive com o Albino. Foi sempre muito ocupado com os estudos e o ensino.
Pois, que descanse em paz!
R.I.P.
Love, Paulo Sousa (NYC)

Anónimo disse...

fiquei muito triste assim que soube a noticia. tive o privilegio de ser sua aluna este semestre. os meus sentimentos à familia. descanse em paz.

João Manuel Vicente disse...

Fui aluno dele, do dr. Salreu e do dr. Sérgio pires Brás em 1996/97.

Como jurista, destaco pela sua qualidade o seu CPT Anotado.

Inquietante a sua morte! Ainda esta última semana vi-o a descer a Rua Garret em direcção, julgo, ao seu escritório na Rua Nova do Almada.

Chocante e inacreditável!

Daniel David Soares disse...

Tive o privilégio de ser aluno o ano passado numa pós-graduação na universidade lusófona de Lisboa e posso dizer que quase tudo que sei sobre o direito do trabalho desportivo devo-o a ele. Descansa em paz.

Fernando Tristao da Cunha disse...

Tive conhecimento esta noite do falecimento do Prof. Albino Mendes Baptista. Foi meu professor de Direito do Trabalho.
Um professor conhecedor como poucos,sempre disponível,digno.
Um ser humano de excepçao.
Ainda hoje na minha vida profissional o oiço.
Que descanse em paz.

Anónimo disse...

Um grande homem, um grande professor... Uma Grade perda para o país... este alguem que ainda podia ensinar muito a todos nós e que tanta falta vai fazer.... descanse em paz... e um obrigada por me ter ensinado o direito k tanto amava... RIP

Anónimo disse...

João Lopes@ ISLA-LX:Acabo de receber a noticia e estou sem palavras... Ainda hoje fui ver se ja tinham saido os resultados do exame de D. Trabalho e mal podia imaginar tal tragédia... Inimaginável... nem vale a pena repetir tudo o q já foi dito em relação a este grande homem do direito que ficará na memória de todos... Sinto muito... "RIP"

Anónimo disse...

João Lopes@ ISLA-LX:Acabo de receber a noticia e estou sem palavras... Ainda hoje fui ver se ja tinham saido os resultados do exame de D. Trabalho e mal podia imaginar tal tragédia... Inimaginável... nem vale a pena repetir tudo o q já foi dito em relação a este grande homem do direito que ficará na memória de todos... Sinto muito... "RIP"

Anónimo disse...

Estou em estado de choque... Nem acredito! Sem dúvida um referencia na area do direito do trabalho e tudo o que sei na area do Direito do Trabalho foi graças a ele...

Ficará para sempre na memória de todos que tiveram o prazer de o ter como professor...

Os meus mais sinceras condelencias...
RIP

Unknown disse...

Tive o previlégio de ser aluno dele durante 3 anos, no ISLA - Lisboa e é com enorme tristeza que soube desta notícia. Ai está a prova que estamos cá de passagem e que devemos aproveitar cada momento como se fosse o último. Descanse em paz e os meus pêsames a família.

Luís Pinto de Andrade

Anónimo disse...

Meus sentimentos de pesar a família e amigos do grande professor Albino Mendes Baptista..os teus ensinamentos ficarão sempre marcados na nossa memória..tal como dizias:"Mais vale cem criminosos a solta do que um inocente preso". Que a sua alma descanse em Paz.

do teu aluno dos longos 3 anos no ISLA com e sem brilho nas aulas
SIMÂO FILIPE

Álvaro Gonçalves disse...

A Associação Académica do ISLA-Lisboa teve hoje conhecimento que faleceu o Professor do Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa, Albino Mendes Batista.
Lamentamos o seu desaparecimento e apresentamos à familia, colegas, amigos e alunos, as nossas mais sentidas e sinceras condolências.

Anónimo disse...

A sua sapiência, bondade e paciência serão sempre recordadas. Foi uma honra tê-lo como Professor.
JC

Unknown disse...

Quim@ISLA-Lisboa Tive o prazer de o ter como professor e gostei bastante. Era alguém muito sabedor e humano.

Descanse em paz, professor

A.Paulo disse...

Sem dúvida uma grande perda para a Academia e em especial para o Direito. Um Homem que deixa um legado ímpar para todos aqueles que de uma forma ou de outra se cruzarão nas linhas interpretativas da Lei.
Pessoalmente, é com enorme gratidão que reconheço o despertar para o senso da justiça que o Professor Albino Mendes Baptista sempre me transmitiu durante as suas aulas.
Sinceros pêsames à sua família.

A.Paulo

Anónimo disse...

Tive o enorme prazer de ser aluna do Professor Albino Mendes no semestre passado no ISLA, e ao receber a triste noticia, recordei um desabafo que teve, o de deixar de leccionar no proximo ano para poder dedicar mais tempo à familia, sem dúvida palavras que tomarei como um ensinamento. Recordo os valores mais nobres que caracterizam um ser humano, nas suas palavras e actos. Os meus sinceros sentimentos à familia.

Mafalda Silva

Anónimo disse...

Foi meu professor ao longo de 3 semestres, no ISLA. E dele recordo, c/ agrado, a sua serenidade, simpatia e boa disposição.

Foi um acontecimento inesperado e chocante

Será uma grande perda, por toda a sua dedicação e sabedoria.

Que descanse em paz, professor.

Os meus pêsames, à sua família.

susanaromero disse...

Tive a honra de ter tido o Professor Albino Mendes Baptista na cadeira de Introdução ao Direito na ESAI.
Sem dúvida uma perda enorme, de um homem que ainda teria tanto para ensinar aos seus alunos.
A sua imensa sabedoria tantas vezes camuflada pela sua humildade e serenidade, certamente ficará na lembrança de todos os que tiveram o privilégio de ser seus alunos.
Descanse em paz, Professor.

susana disse...

TIVE O ENORME PRAZER DE PRIVAR COM O PROFESSOR ALBINO E SUA FAMILIA E É COM UMA ENORME TRISTEZA QUE RECEBI A NOTICIA DA SUA PARTIDA POR ISSO VENHO DAR OS MEUS SENTIMENTOS Á SUA ESPOSA, FILHA E DEMAIS FAMILIA.

DESCANSE EM PAZ

Virginia Pereira disse...

Estou profundamente abalada com a notícia do falecimento do Dr. Albino Mendes Batista, o que veio a ocorrer apenas quase dois anos após a sua morte, o que me causa uma grande tristeza porque me impediu de lhe prestar a minha homenagem atempadamente.

Não obstantee mesmo tardiamente dar os meus sentimentos à família e especialmente à Filipa por quem o pai tinha o mais profundo amor e dedicação. Tive o previlégio de ter o Professor Albino Batista como meu Professor de Direito Comunitário e Direito do TRabalho na Universidade Moderna de Setúbal
e foi sem duvida um dos Professores mais dedicado e integro que passou por aquela universidade.Certamente ficará na lembrança de todos os alunos que tiveram a sorte de o ter como Professor. Eu tive ainda o previlégio de o ter tido como amigo. Ficámos todos a perder porque era um homem notável.Descanse em paz.

Unknown disse...

Fiquei atónito com a noticia..... Mais de 3 anos após o desaparecimento do Dr. Albino Mendes Batista soube do ocorrido, casualmente, quando Procurava nos motores de busca o seu endereço profissional e me deparei com a triste noticia.
Não quis deixar de deixar uma palavra simples de compaixão pela sua lastimável partida.
Foi meu professor de Drt. do Trabalho e a ele muito devo do pouco que sei sobre a matéria. Lembro-me como se fosse hoje quando se aborrecia da balburdia que por vezes fazíamos na sala de aula....
lembro-me de tantas vezes referir o nome da sua filha...
As minhas tardias condolência à família.
Que descanse a sua alma em Paz.

Fernando Calhau
Universidade Lusíada de Lisboa
Turma de GRH 2002

padre manuel disse...

Fiquei atônito também com a notícia da morte de meu amigo Professor Albino. Fomos colegas em 1983 na Escola Paula Vicente. Depois ficamos amigos e finalmente batizei a Filipa (que nunca mais vi).. Saudades do amigo e orações pela família.
Pe Manuel Joaquim - Londrina Brasil

Diogo disse...

Cruzei-me com Albino Mendes Batista no final da década de 1980, quando foi meu professor de História, talvez do sétimo ano. Era um daqueles jovens professores que passam pelas escolas sem por lá ficarem mais do que um ano. As técnicas inovadoras que trouxe consigo depressa conquistaram os alunos. Chegou a criar um Trivial Pursuit, jogo muito popular na época, promovendo concursos entre os alunos com novas perguntas à medida que a matéria era dada. Eu nunca tinha estudado tanto para uma disciplina, na expectativa de poder vir a obter um "cinco". No final do 3o período, a média aritmética dos meus testes não dava para o desejado "cinco"... Tinha ficado curto por um ou dois pontos percentuais... No dia em que saíram as notas fui ver a pauta: "Diogo... História...5". Quando estava a sair da escola cruzei-me com o "stôr" Albino. Como que lendo o misto de alegria e surpresa na minha cara disse-me: "Sei que a média dos teus testes não dava para o "cinco". Mas dada a tua participação nas aulas, sempre com inteligência e interesse, mereces o "cinco". Agradeci-lhe. Vários anos mais tarde, era já eu um jovem adulto, reconheci-o numa discoteca do Algarve. Aproximei-me dele e abordei-o com entusiasmo. Delicadamente, pediu-me desculpa por não se lembrar de mim. Disse-me que, agora, era professor universitário de Direito. Apesar de ter ficado desiludido naquele momento, depressa percebi que muito mais importante do que ficar na memória de um bom professor, é ficarmos com a marca desse professor. Recentemente decidi procurar pelo seu nome na internet. Juntamente com várias referências suas como autor de livros de Direito, aprece o seu obituário. Fico a saber que faleceu a 3 de Julho de 2010 com 54 anos. Recordei-o ao ler esta crónica http://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2017-04-18-Nunca-tive-um-bom-nem-sequer-um-bom-pequeno. Através da sua memoria, deixo uma homenagem a todos os professores e professoras que se dedicaram para que eu seja a pessoa que sou hoje. Mesmo sem o saberem.