Como consequência da subida dos juros (lá nos EUA, como cá na UE...), as famílias deixaram de conseguir suportar os pagamentos das prestações referentes aos empréstimos para compra de casa própria. Ficando com os meninos (as casas) nos braços, os bancos começaram a restringir as concessões de crédito entre si, originando falta de dinheiro nos mercados, razão pela qual a Reserva Federal Americana e o BCE andam a injectar dinheiro na economia.O Banco Central Europeu foi obrigado, pelo segundo dia consecutivo, a fazer uma injecção de dinheiro no mercado, na sequência da crise de crédito hipotecária que se está a verificar nos EUA. Esta sexta-feira, o BCE introduziu no mercado 61 mil millhões de euros, um dia depois de ter injectado 95 mil milhões.
Lá está, as histórias repetem-se:
as sanguessugas financeiras encontraram uma boa maneira de ganhar dinheiro (cada vez mais) rápido: emprestam dinheiro a um juro "y" e passado pouco tempo começam a cobrar um juro de "yx2".
Está-se a destruir a vida das pessoas? Nada que incomode um liberal puro.
Está-se a prejudicar a actividade bancária? O liberal puro (BCE + RFA) injecta dinheiro para safar os bancos.
Reduz-se as taxas de juros para aliviar a economia? Nááá... o que é preciso é continuar a escarafunchar a carteira das pessoas (a.k.a. "galinha dos ovos de ouro"), porque se a coisa der para o torto, cá estão os papás do costume (já sabem, a RFA e o BCE). Não acreditam? Ora vejam:
Sem comentários:
Enviar um comentário