segunda-feira, 3 de abril de 2006

Quem é o novo Director Nacional da PJ?

Alípio Fernando Tibúrcio Ribeiro nasceu a um de Março de 1950 na localidade de Vera-Cruz, Aveiro. Foi nomeado Procurador-Geral do Distrito do Porto pelo Conselho Superior do Ministério Público, após uma sessão em que o Procurador-Geral Adjunto Pinto Nogueira apresentou, numa atitude inédita, um nome alternativo aos três propostos por Souto Moura. A tomada de posse teve lugar a 29 de Abril de 2005 e o tema escolhido para uma primeira abordagem ao (novo) cargo foi a realização de escutas telefónicas. Sucede a Arménio Sottomayor.
Antes disso, porém, este licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa esteve colocado, de Fevereiro de 1973 a Janeiro de 1974, na comarca de Albergaria-a-Velha, como delegado do procurador da República. Desta data a Dezembro de 1975, cumpriu o serviço militar obrigatório, para depois, de 1976 a Dezembro de 1977, ter desempenhado, de novo, as funções de delegado do procurador da República, mas desta feita na comarca de Mirandela. De Dezembro de 1977 a Maio de 1987, fê-lo na comarca de Vila do Conde e no círculo Judicial de Bragança de Junho de 1987 a Dezembro de 1988. Do primeiro mês do ano seguinte até 1990 passou pelo círculo judicial de Paredes, até que em Março de 1990 ingressou no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto. De Março de 1993 a Outubro de 2003, foi inspector do Ministério Público e entre Novembro de 2003 até Abril de 2005 ocupou o cargo de Procurador-geral adjunto coordenador no Tribunal da Relação de Guimarães.
Alípio Ribeiro teve ainda intervenções no Centro de Estudos Judiciários desde 1986, das quais se destacam as respeitantes ao Inventário, Deontologia e Comunicação. Ainda, foi durante alguns anos elemento e presidente de júris das provas orais de acesso ao Centro de Estudos Judiciários. Das muitas e múltiplas tarefas desempenhadas, é digno de destaque o trabalho realizado entre Março e Maio de 1993, que culminou num relatório que foi a matriz da institucionalização dos Departamentos de Investigação e Acção Penal de Lisboa, Porto e Coimbra.

O que pensa Alipio Ribeiro dos temas quentes da Justiça em Portugal?
Ler a entrevista dada pelo proprio ao Primeiro de Janeiro aqui (link) - tambem fonte do perfil supra.

PSL

Sem comentários: