terça-feira, 16 de março de 2010

Campo Contra Campo (CXLVII)

Precious, ****
The Hurt Locker – Estado de Guerra, *****


O que é que “Precious” tem a ver com “The Hurt Locker”?
Felizmente, a premonição que aqui deixei quanto à corrida aos Óscares (link) estava redondamente enganada. A edição deste ano foi particularmente feliz na atribuição de algumas das cobiçadas estatuetas douradas.
Foi o caso dos prémios para Melhor Actriz Secundária e Melhor Argumento Adaptado arrebatados pelo brutal “Precious”, um filme que nos conduz pelos labirintos – sempre insondáveis – dos limites da natureza humana.

Num cenário perfeitamente antagónico, é também esse o território que percorre o monumental “The Hurt Locker” (“Estado de Guerra” na versão portuguesa – ou mais uma tradução que merecia ver os seus autores a voarem em pedacinhos pelos céus de Bagdade…) vencedor, entre outros, dos prémios para Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento Original e, last but not least, Melhor Montagem.

Subjectivamente aprecio bastante estes ensaios ontológicos sobre o bicho homem. Objectivamente, beijados pela "serpente" independente, ambos os filmes surgem como dois valentes murros no estômago do infeliz e desamparado espectador. E a longa distancia que medeia Nova Iorque de Bagdade acaba por ser a mesma a que estes dois filmes deixam o irrelevante Avatar (pelo menos na versão 2D).
A Academia ainda sabe distinguir o bom cinema.

Sem comentários: