segunda-feira, 8 de março de 2010

Segunda de dez finais

Confesso, que apesar de terem passado cerca de doze horas desde o fim do jogo de ontem, ainda não vi nem li nada sobre o mesmo. Assim, o que vos escrevo neste momento é o que vi e senti ontem depurado apenas pelo (pouco) sono.

Apesar da relativa satisfação que encontrei na generalidade dos meus amigos benfiquistas após o jogo, o Benfica de ontem, se foi diferente dos anteriores, só o foi por excesso. Mais velocidade, mais arte, mais genica, mais ambição, mais futebol.

Sucede que…, há que contar com três coisas: uma velha, outra renovada e uma novíssima.

A velha: o adversário também conta independentemente da camisola que traz vestida. O Paços foi uma senhora equipa, das melhores que vi este ano passarem pela Luz. E por falar em adversários…, vem ai um ciclo terrível: Marselha duas vezes, deslocação à Madeira para defrontar o Nacional, Braga em casa e corruptos na final da ”Taça da carica”.

A renovada: Luisão, Saviola, e Di Maria ficaram à beira da exclusão se virem mais um cartão amarelo. Luisão, Saviola e Di Maria, cortesia de um arbitro do Porto que este ano já “tinha roubado” pontos ao Benfica por duas vezes. Esta tendência renovada para o gamanço já se tinha notado a semana passada em Matosinhos, com aquele golo do Di unanimemente mal invalidado. Obviamente, daqui até ao fim do campeonato, iremos ser mais prejudicados que nunca.

A nova: com os empates dos rivais na luta pelo título, o Benfica arranjou um novo adversário esta semana. Ele próprio. Provavelmente, o Benfica é mesmo o seu maior inimigo neste momento. Esse inimigo tem um rosto, chama-se ansiedade. Ganhar, ganhar, ganhar rapidamente e em força. Os adeptos em delírio ávidos pela conquista. Calma! Só um demente ou um imbecil pode achar que a esta distância já somos campeões.

Como escreveu Camões: “quem quer passar além do Bojador, tem que passar além da dor”. Que doa pois o que tiver de doer. Mas que se cumpra o nosso destino de vencer!

4 comentários:

Dylan disse...

Realmente o caminho ainda é longo e todo o cuidado é pouco...

dezazucr disse...

concordo. 3 pontos é muito pouco e apenas a qualidade do nosso futebol pode levar as pessoas a acreditar que já somos campeões.

Agora uma coisa é certa, se ganharmos na Madeira e o braga em casa, nada se colocará no nosso caminho.
Até porque se ganharmos esses jogos (e no do braga por 2-0) bastarão apenas 4 dos 6 jogos para sermos campeões e isto contando que o Braga ganhará os restantes jogos.

Rui Lança disse...

Factos:
1.º classificado
Melhor ataque
Melhor defesa
Mais 3 pontos (...ou 2)

Subjectivo:
Melhor futebol
Calendário mais complicado
Ameaças de cansaço

Futuro:
12 pontos a disputar em casa (3 deles contra o Braga)
12 pontos a disputar fora

Futurologia:
Ganhar os 12 pontos em casa e perder pontos apenas após o Braga em casa significa ir à Naval com 6 pontos de avanço

Pessoal:
Sofre coração sofre!

http://coachdocoach.blogspot.com/

Pedro Soares Lourenço disse...

Caros amigos.
Perdoem me a ofensa mas eu não sou de fazer "contas à lagarto".
As únicas contas que faço são simples, o nosso objectivo depende de uma única condição: vencermos todos os jogos que faltam disputar como se de finais se tratassem. ;)