sábado, 6 de março de 2010

Campo Contra Campo (CXLV)

Invictus, **

Mudança de planos. Invictus foi o escolhido para a o inicio da maratona cinematográfica do fim-de-semana. Imperdoável?

Há uma cena, repetida ad nauseam pela câmara de Eastwood que é a imagem perfeita de Invictus. No camarote presidencial da final da Taça do Mundo de Rugby de 1995, os olhos de Morgan Freeman vêem o jogo por detrás de uns supostos Ray Ban acastanhados. No reflexo das lentes, apercebemo-nos de um estádio vazio e frio que contrasta com as bancadas plenas de emoção quando a câmara faz o contracampo. Invictus poderia resumir-se a tal cena. A formalidade está toda lá mas destituída de qualquer substância.

Invictus não é apenas o pior filme de Clint Eastwood nos últimos tempos. Invictus é dos piores filmes de sempre do mestre norte-americano. Uma espécie de momento Sporting do decano realizador: fraquinho, fraquinho, fraquinho…
Imperdoável? Talvez não…, se acharmos que uma soberba reconstituição de gente e espaço, aliada a uma representação perfeita de Mandela podem salvar um filme.

1 comentário:

Tânia Silvestre disse...

Todos os mestres têm o seu filme que nunca devia ter existido. Este é o de Eastwood. Mas perdoo, mal me lembro de "Gran Torino" (mais recente na memória) e todos os outros.