sábado, 28 de fevereiro de 2009

Vital Moreira

A escolha do ex-comunista por José Sócrates para encabeçar a lista do PS às eleições europeias é surpreendente a diversos níveis.
Vital Moreira é muito mais do que um dos senadores vitalícios desta Terceira Republica.
O coimbrão, deputado à Assembleia Constituinte pelo PCP e antigo juiz do Tribunal Constitucional, é dos poucos “founding fathers” do regime vigente. Para quem estudou (ou ainda estuda) as ciências jurídicas, Vital Moreira, consubstancia um farol incontornável nomeadamente ao nível do seminal Direito Constitucional - em especial quanto à denominada Constituição Económica. Concordemos ou não com as suas teses, Vital Moreira tem de ser lido, estudado e referenciado. E é o com propriedade.
Sucede que desde há algum tempo a esta parte, Vital Moreira, tem se desligado da sua profícua actividade académica, assumindo-se como uma referência da opinião pública e publicada, nomeadamente no Público e “no seu blogue” (foi assim que se referiu no discurso hoje ao blogue colectivo Causa Nossa).

Ai, Vital Moreira tem assumindo uma verdadeira função de fiador das diferentes políticas de José Sócrates e do actual PS, ao ponto de lê-lo tornar-se uma actividade insuportável.

Com este tiro Sócrates mata vários coelhos. Pisca um olho a uma certa esquerda, pisca outro a algumas elites, eleva em muito a parada para com os adversários nas urnas e, acima de tudo, dá um claríssimo sinal de que com ele só chega ao poder quem lhe puxar muito o lustro, quem lhe lamber (muitoooo) as botas. Lá longe, em Estrasburgo, Vital Moreira terá a disponibilidade de sempre para continuar a caucionar as fantasias Socráticas ao mesmo temo, que dá um ar académico e doutrinal a um partido e um líder que cada vez mais sonha em se tornar uma referência muito mais que nacional.

Sem comentários: