sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Campo Contra Campo (CXXV)

A Turma (****)

Já lá vão longos meses desde que estreou entre nós o vencedor da Palma de Ouro de Cannes do ano passado – e um dos candidatos ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano. Mas vi-o há pouco tempo. Ainda estará em exibição?
"A Turma" filma uma espécie de luta de classes na escola dos nossos dias. E, na minha nada modesta opinião, não deixa pedra sobre pedra sobre o sistema escolar, ou se quisermos numa perspectiva luhmanniana das comunicações que se estabelecem entre os diferentes actores escolares. Ninguém sai ileso desse choque (frontal) cultural. Alunos, professores, directores, todos lutam por se manter à tona de água no verdadeiro naufrágio que é hoje o ensino. "A escola" hoje surge como um problema. Um gigantesco problema que já não se explica (apenas) pelo "generation gap", um gigantesco problema sem aparente solução.
Filmado de forma "diferente", com duas câmaras em continua acção, encostando o sujeito (o espectador) a uma das paredes do objecto (a "arena" de aula) "A Turma" – Entre Les Murs no original – deixa-nos estarrecidos, apavorados. Se não viram, façam o favor de ver.

2 comentários:

... disse...

Humm... o autor ficou irreversívelmente tocado por Niklas Luhmann...
Quanto ao filme, não me senti estarrecido. Falha minha certamente. Vai para a lista de filmes a rever.
(paulo matos)

Pedro Soares Lourenço disse...

Caro Paulo, isso de ter sido "irreversívelmente tocado" pelo camarada Niklas soa-me um coche abixanado..., naaa, apenas me lembrei da sumidade para dar um toque, digamos, mais chique à prosa.
Um abraço.