terça-feira, 6 de junho de 2006

A quadratura da bola (VI)

A generalidade da televisão que tem como fonte directa ou indirecta o Mundial de futebol, incomoda, roça o ridículo e é nociva à massa cinzenta.
Como ilustração do que acabo de dizer podia contar-vos a experiência verdadeiramente transcendente de ter, assistido ontem à tarde em directo pela sic noticias e pela sport tv a uma coisa que simplesmente não estava a acontecer.
Escrevo sobre o já famoso treino da selecção, algures numa terra alemã de nome impronunciavel mas parecido com a marca de uma cerveja de que gosto particularmente, que juntou mais de doze mil (!?) “portugueses que andam lá fora a lutar pela vida” nas bancadas de um estádio de futebol. E a coisa não estava a acontecer porque os “donos da bola” atrasaram-se quase uma hora a subir ao relvado tempo ocupado pelas tv´s com “pormenores de reportagem” que iam do simples mau gosto à remelosa repetição ad nauseum. Quer me parecer que isto ainda é só o inicio...

Mas este post não era para dizer mal – e já aqui vai...
No meio de tanto lixo, existem dois oásis e um palmeiral que merecem a atenção de todos, dos que amam aos que odeiam a competição suprema do “jogo da bola”.
Começando pelo palmeiral a sic noticias passa à hora certa (uma e meia, não da tarde mas sim da noite) um magazine encomendado pela FIFA que de forma rápida (por vezes excessivamente rápida) nos dá a conhecer os protagonistas e os locais do próximo Mundial. Informação, sucinta e sumarenta, sem fait divers inúteis, como toda a informação televisionada devia de ser.

Quanto aos oásis, um passa na RTPN também à hora certa (22h). É uma produção da ESPN Brasil e chama-se C.O.P.A. que é como que diz Cultura, Organização, Política e Arte. É uma visão declaradamente comprometida e apaixonada, para o Mundo saber como os brasileiros vêem a Copa. O titulo dos documentários dizem tudo (um dos que vi chamava-se genialmente “Os super-homens e o sputnik contra o menino-rei e o demónio das pernas tortas”) e seria bom que fosse visto por aqueles que pensam que futebol são vinte e dois parvalhões que correm desalmadamente na ânsia de enfiar uma bola num espaço rectangular com uma rede.

A cereja em cima do bolo é uma produção da BBC denominada “Muito mais que um jogo” que passa “à hora que calha” nas noites da RTP1. A riqueza deste conjunto de seis documentários está nas excelentes imagens de arquivo que ilustram bem o apaixonante carnaval de emoções que é um campeonato do mundo de futebol. A não perder.

Já agora..., hoje a Sport tv passa às 20h “Goal” o filme oficial da competição de 1966, onde os “Magriços” comandados pelo jovem Eusébio espantaram o Mundo. Suspeito que deve ser muito bom...

PSL

Sem comentários: