sábado, 24 de junho de 2006

Não há vergonha!!!

A historia que vos vou contar passou-se esta semana num estabelecimento que se diz de ensino superior cujo lema publicitário é qualquer coisa como "estar no centro da cidade…, sendo o aluno o centro do ensino"
A historia que vos vou contar não se passou comigo…, estou à vontade…., foi me contada por alguém de quem não tenho, de todo, razões para duvidar dos factos relatados…., e vocês por certo também não terão depois de os lerem.
A historia que vos vou contar passou-se com alunos finalistas da licenciatura em Direito, futuros…sei lá…., advogados ou quiçá magistrados. Talvez desempregados.
A historia que vos vou contar resume-se me meia dúzia de linhas.
Três alunos (X, Y e Z) copiaram uns pelos outros as respostas a um exame final. Tal exame era composto por duas perguntas teóricas e um caso pratico. Este, o caso pratico, valia metade da cotação da prova, ie 10 valores.
X resolveu o caso pratico. A solução foi copiada ipsis verbis por Y e Z.
Acontece porem que X resolveu mal o caso pratico. X não só aplicou preceitos jurídicos inaplicáveis à hipótese como se enganou na família e no ramo de direito a aplicar. Em vez de direito substantivo aplicou um diploma de direito adjectivo.
Querem saber qual foi a nota dos nossos três amigos?
Deve ter sido a mesma, pensam vocês…., chumbo valente!
Errado.
X teve 11 valores. Y teve 7 valores. Z teve 13 valores.
Três provas iguais, três soluções iguais, três erros iguais, três notas tão diferentes.
Quid iuris, ou melhor, Quid Jus?

PSL

1 comentário:

Mikas disse...

aI AO ler isto até me deu vontade de rir, esta semana fui ver as primeiras notas que saíram e aconteceu ao meu grupo de trabalho uma situação do género... notas muito diferentes no mesmo trabalho, onde uma pessoa foi claramente beneficiada em 3 disciplinas leccionadas pela mesma professora... depois de 4 anos na universidade foi a 1ª vez mas acredito que aconteça mtas vezes...