segunda-feira, 12 de junho de 2006

O lambe chuteiras

Ao longo da vida tenho conhecido (quem não conhece…?) muitos lambe botas. Para todos os gostos. Há os divertidos, os insuportáveis, os castiços e aqueles que não são nada mais a não ser lambe botas. Em bom rigor o lambe-botismo é a verdadeira ideologia nacional.
Ontem ao acompanhar o Portugal-Angola na SIC e não na SportTV conheci mais uma variante desta espécie “tão Tuga”.
Minutos antes do começo da partida, e no momento imediatamente anterior ao inicio das praxes mundialistas (entrada em campo das equipas, hinos, etc etc…) quem é que aparece no ecran? Ele mesmo, o omnipresente Primeiro-ministro de Portugal. O discurso vazio do costume – agora em versão futebolês, oco e de circunstancia. A tropeçar nas palavras tal e qual Pedro Mantorras tropeça nas próprias pernas.
A bola lá correu, Portugal cumpriu os serviços mínimos e…, assim que termina o jogo começa o telejornal da estação de Carnaxide e antes de tudo o mais quem é que aparece à janela televisiva?
Não, não foi o emplastro mas sim, de novo, José Sócrates, nem mais. Desta vez o Primeiro-ministro de Portugal para alem de tropeçar nas palavras…, engasgou-se (!?) varias vezes com elas. Ou foi do repasto ou da graxa com que untava as chuteiras dos meninos da selecção.


Adepto alemão ontem em Colónia no jogo Portugal-Angola, “Mama, estou na televisão. Oli”. Foto de Gabriel Bouys/AFP
Muito bem! Ontem ficou bem claro que Sócrates não é de esquerda nem de direita, nem socialista nem social-democrata. Muito menos neo-liberal. Sócrates, ontem, inaugurou uma nova ideologia: o lambe-chuteirismo
Fica apenas uma dúvida. Terá ido de Falcon a Colónia?
Parece que sim…, mas segundo JCD (link) tinha uma reunião em Paris.
Fica então outra duvida.
A quem foi lamber as botas deste vez?


PSL

Sem comentários: